Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Laboratório de Inovação é inaugurado no Câmpus Sapucaia do Sul

Laboratório de Inovação é inaugurado no Câmpus Sapucaia do Sul

Espaço é fruto de conquista do Projeto LIFE, desenvolvido por turma do Técnico em Mecânica em 2022

• Escrito por Hernesto Brito
  • Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 14h32
  • Última atualização em Terça, 16 de Janeiro de 2024, 10h18

Na última quarta-feira (20/12) foi inaugurado o Laboratório de Inovação do Câmpus Sapucaia do Sul. Equipado com recursos tecnológicos diversificados, o espaço foi uma conquista do Projeto LIFE (Laboratório de inovação, futuro e empreendedorismo), desenvolvido pela turma 3C (atualmente 4C) do curso Técnico em Mecânica, ao longo de 2022. O projeto que teve como principal desafio o desenvolvimento de soluções de baixo custo para problemas recorrentes em hortas comunitárias trabalhou o conceito STEAM, acrônimo em inglês para integração de conhecimentos em Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Em novembro do ano passado, o projeto LIFE conquistou o 1° lugar no Prêmio Liga STEAM sendo contemplado com o recurso de  R$ 340 mil para implementação de um laboratório de inovação .

Impressora 3D, cortadora a laser, painel interativo e simulador de realidade virtual são alguns dos recursos disponíveis no espaço, que também irá incluir os equipamentos do projeto de robótica. Para o Coordenador do curso Técnico em Mecânica e integrante do projeto LIFE, professor André Capellão, o laboratório irá permitir a criação e construção de materiais e objetos diversos, além de potencializar muitas ideias inovadoras. “É como o próprio projeto da horta, quando a gente iria imaginar que hortas comunitárias poderiam ter alguma relação com a Mecânica? E têm! O laboratório permite que a gente crie inúmeras possibilidades para novos projetos e integração com outras áreas e disciplinas. ”, afirmou Capellão.

Os/as estudantes da 4C - que irão concluir o ensino médio em breve - expressaram um sentimento misto em relação ao novo espaço: “Estamos muito felizes em ver o laboratório pronto e saber que foi uma conquista do nosso projeto. Confesso que estamos um pouquinho chateados que não estaremos aqui para usar os recursos, se pudesse a gente voltava só para ficar no laboratório.”, disse a estudante Alice Trindade dos Santos durante a confraternização de inauguração do espaço. A coordenadora do Departamento de Pesquisa e Extensão, Janaína Jaeger aproveitou a oportunidade para assegurar os/as estudantes de que as portas sempre estarão abertas para recebê-los/as, pois a Extensão tem como principal objetivo atender e integrar a comunidade.

Durante o momento o Diretor-Geral do Câmpus Sapucaia do Sul, Fábio Lemes, destacou o papel da tecnologia e da inovação para a educação, parabenizando a turma 4C e os/as servidores que tornaram possível o projeto LIFE, em especial as coordenadoras do projeto, professoras Márcia Vaclavik e Bianca Ruskowski e o professor André Capellão. O Diretor-Geral também agradeceu o empenho da Coordenadoria de Compras e do Departamento de Estrutura e Logística que atuaram diretamente para a implementação do laboratório.

Com objetivo de reconhecer e valorizar as aplicações de abordagens STEAM em sala de aula, o Prêmio Liga STEAM é promovido anualmente pela Fundação ArcelorMittal e pela Fundação Banco do Brasil, em parceria com a AVSI Brasil e a Tríade Educacional. O laboratório foi implementado com recursos públicos, possibilitados através da  Lei Federal 8.313/91 de incentivo à cultura.

Equipe do Projeto LIFE

Marcia Vaclavik, Bianca Ruskowski , André Capellão, Isadora Luiz Lemes, Luís Pierobon, Mônica Py, Luana de Lucca de Costa
Roberto Bokowski Sobrinho, Roselei Haag Lacina Teixeira, Marineiva Manganeli  Mack Léo Pedroso, Inessa Carrasco Pereyra Kratz e Pedro Hernandez Junior.

Colaboração externa: Bruno Scienza Schmidt, Filipe Ghesla, Daniel Salazar Hanauer, Bruno Nunes Toso, Rafael Pereira de Quadros, Aline Zarpelão e Pedro Souza.