Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > V Sabertec destaca inovação e criatividade de estudantes da região

V Sabertec destaca inovação e criatividade de estudantes da região

Evento recebeu 122 trabalhos de nível fundamental e médio

• Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2023, 12h51
  • Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2023, 12h56

Nos dias 07 e 08 de novembro, o IFSul Câmpus Sapucaia  promoveu a quinta edição da Mostra de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura - Sabertec, um evento que se consolidou como um espaço para a exposição e reconhecimento das/os talentos de estudantes de ensino fundamental e médio. Este ano, 122 trabalhos foram apresentados, envolvendo estudantes de mais de 20 escolas de Porto Alegre e região metropolitana, além dos câmpus Charqueadas e Camaquã do IFSul.

O Sabertec proporciona uma plataforma de incentivo à ciência e a pesquisa para jovens estudantes. O destaque deste ano vai para a diversidade de temas abordados pelos trabalhos apresentados. Os temas abordados incluíram temáticas sociais relevantes como insegurança alimentar no Brasil, saúde mental de estudantes, extinção de línguas indígenas e liberdade religiosa. Dispositivos para auxílio na locomoção de pessoas idosas, sistema para detecção e alerta de vazamentos em encanamentos e painel sustentável para controle de qualidade do ar foram alguns dos projetos apresentados nas áreas de Matemática e suas tecnologias e Ciências da Natureza.

A cerimônia de premiação reconheceu a notoriedade dos trabalhos enaltecendo o esforço e a dedicação das/os estudantes. A lista completa dos trabalhos premiados pode ser encontrada no site oficial do evento: https://eventos.ifsul.edu.br/v-sabertec/. Na mesma página também estão disponíveis as fotos do evento.