Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Abertas inscrições para Aprove IFSul

Abertas inscrições para Aprove IFSul

Projeto de revisão dos conhecimentos do ensino fundamental auxilia estudantes na preparação para processo seletivo do IFSul

• Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2023, 08h56
  • Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2023, 11h02

Estudantes de 9º ano do ensino fundamental ou 1º ano do ensino médio de escolas públicas de Sapucaia e região já podem fazer a inscrição para o Aprove IFSul. O projeto de extensão vai promover encontros gratuitos de revisão de conhecimentos do ensino fundamental, de forma a auxiliar na preparação para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFSul.

A inscrição pode ser feita até o dia 29 de agosto, pelo formulário https://acesse.one/BcOSq. Estão sendo disponibilizadas 40 vagas, que serão preenchidas seguindo a ordem de inscrição. Os encontros semanais ocorrerão no Câmpus Sapucaia do IFSul nas segundas e quintas, das 13h30min às 16h45min, do dia 04 de setembro até 03 de dezembro de 2023.

O Aprove não possui nenhuma vinculação com o processo seletivo do IFSul nem de outro Instituto Federal, enquadrando-se como uma ação de extensão que visa propiciar a revisão de conhecimentos do nível fundamental. "O projeto oferece a possibilidade para que os estudantes de escolas públicas da região possam reforçar e revisar os conteúdos desenvolvidos nas disciplinas de Matemática, Português, História e Geografia, com o objetivo de auxiliá-los a se prepararem para realizar a prova de seleção do IFSul", explica a coordenadora, professora Marineiva Manganeli.

Este ano o Aprove IFSul é realizado como uma das ações do projeto Ideação. As informações encontram-se no edital externo 16/2023, disponível AQUI.

Processo seletivo IFSul

O ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Eventos, Desenvolvimento de Sistemas, Plásticos e Mecânica do IFSul Câmpus Sapucaia ocorre de forma anual, e o requisito é ter o Ensino Fundamental completo. O próximo processo seletivo ocorrerá no final de 2023 - o edital com as informações completas deverá ser publicado em setembro, no site processoseletivo.ifsul.edu.br

A previsão é de que as inscrições serão feitas online, entre setembro e outubro. A prova deverá seguir os moldes das anteriores:objetiva, composta por 40 questões, sendo dez de cada disciplina: matemática, português, história e geografia (conteúdo visto pelos estudantes no ensino fundamental). No site do processo seletivo é possível consultar as provas dos anos anteriores.

APROVE IFSUL - Resumo das informações do edital:

Inscrições

De 17/ago. até 29/ago., às 23h59min, através do formulário eletrônico https://acesse.one/BcOSq

Divulgação da lista dos sorteados

Até 30/ago.

Dia 01/set, das 14h às 18h

Obrigatório trazer cópia de original do RG e atestado de matrícula em escola pública.

Início previsto dos encontros

Dia 04/set, às 13h30min, nas dependências do IFSul Câmpus Sapucaia do Sul, na Av. Copacabana, 100, Bairro Piratini, no município de Sapucaia do Sul.