Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes visitam cidades fronteiriças do Brasil e Uruguai em saída de campo

Estudantes visitam cidades fronteiriças do Brasil e Uruguai em saída de campo

Viagem às cidades fronteiriças proporciona momentos de aprendizado e cultura

• Publicado: Terça, 01 de Agosto de 2023, 15h15
  • Última atualização em Terça, 01 de Agosto de 2023, 15h23

Na última semana de julho, as turmas 3L e 3P dos cursos técnicos em Eventos e Plásticos embarcaram em uma saída de campo da disciplina de Geografia, acompanhadas pelo professor da área, Guilherme Reichwald e pela professora de Espanhol, Inessa Carrasco. O objetivo do trabalho de campo foi refletir sobre a questão fronteiriça e a regionalização, considerando perspectivas econômicas, culturais e políticas.

Foram visitadas as cidades fronteiriças de Santana do Livramento-RS e Rivera (Uruguai), bem como Quaraí-RS e a cidade uruguaia, Artigas. O roteiro incluiu visitas a câmpus da Universidad del Trabajo del Uruguay (UTU), uma instituição de ensino público, científico e tecnológico, equivalente aos Institutos Federais brasileiros. Em Artigas, os estudantes do IFSul estiveram reunidos com estudantes dos cursos técnico de artes e música da UTU e apreciaram uma apresentação de candombe, ritmo afro-uruguaio. As/estudantes também conheceram o câmpus da UTU em Rivera e a universidade Unipampa.

As turmas tiveram a oportunidade de conhecer as oficinas de ametistas e a produção de vinho,  potencialidades econômicas da região.  "O grupo visitou e refletiu sobre o bioma pampa e pôde observar o fenômeno dos areais da metade sul do estado. Foi possível perceber as diferenças entre áreas de fronteiras e áreas que não são de fronteira, como é o caso do nosso Câmpus na região metropolitana de Porto Alegre.”, afirmou o professor Guilherme Reichwald.