Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto para criação de observatório do Ensino de Arte nos Institutos Federais da Região Sul do Brasil é aprovado

Projeto de pesquisa desenvolvido por docente da área de Arte do IFSul Sapucaia foi contemplado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)

• Publicado: Sexta, 19 de Mai de 2023, 10h41
  • Última atualização em Sexta, 19 de Mai de 2023, 10h41

O projeto de pesquisa "Observatório do Ensino de Arte nos Institutos Federais da Região Sul do Brasil: concepções e tendências" foi um dos quatro projetos submetidos por Institutos Federais, dentre os 154 projetos contemplados pelo edital  FAPERGS 14/2022. Desenvolvido pela professora de arte do IFSul Sapucaia, Carla Amaral e tendo como executora a professora Janaina Jaeger,  o  projeto tem como objetivo investigar como o ensino de arte vem se desenvolvendo nos Institutos Federais da Região Sul do Brasil, considerando as mudanças do Novo Ensino Médio, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica.

A ideia do projeto surgiu a partir da pesquisa de doutoramento da professora Carla Amaral, intitulada "O Ensino de Arte nos Institutos Federais: mapeamento de resistências na Educação Profissional". Contente com a a aprovação no edital FAPERGS, a docente explicou que o recurso possibilitará  a aquisição de equipamentos e materiais, além da contratação de serviços para auxílio em etapas específicas da investigação, como a criação de uma plataforma digital com os dados da pesquisa. " A ideia de criar um Observatório do ensino de arte nos IFs da Região Sul do Brasil, com divulgação de dados cientificamente comprovados apresenta um enorme potencial de concentração de informações e organização dos conhecimentos gerando impacto para docentes, gestores, estudantes ou comunidades escolares de toda a Região Sul do Brasil, quanto de outras regiões a respeito do ensino de arte nos IFs.", afirmou Amaral.

O primeiro passo do projeto, após contratação pela FAPERGS, será a formação de um grupo de pesquisa no IFSul, denominado Observatório do Ensino de Arte nos Institutos Federais da Região Sul do Brasil. O grupo irá reunir pessoas com interesses de pesquisa semelhantes ou complementares, incluindo participantes de outros IFs, visando iniciar a pesquisa de forma colaborativa e contribuir para a construção do Observatório. " A criação do Observatório pode se conectar também com outras pesquisas existentes e gerar novas perguntas a respeito desse ensino em outras regiões do Brasil, colocando o IFSul Sapucaia do Sul como referência na disseminação de conhecimento sobre o tema e na pesquisa em arte na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.", comentou a professora.