Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do Técnico em Administração organizam cooperativa em experiência educativa

Projeto desenvolve habilidades de gestão e reúne conhecimentos estudados ao longo do curso

• Publicado: Sexta, 31 de Março de 2023, 13h28
  • Última atualização em Sexta, 31 de Março de 2023, 13h28

A turma 6F do curso Técnico em Administração EJA-EPT do IFSul -  Câmpus Sapucaia do Sul criou a Cooperativa Estudantil Lar com Art (CoopeLart), fruto da experiência educativa que ocorre na disciplina “Projeto Empreendedor”. A disciplina ocorre sempre no 6° semestre do curso e visa o desenvolvimento de habilidades relativas à gestão de um empreendimento.  Durante a experiência as(os) estudantes vivenciaram a dinâmica de criação, desenvolvimento, e encerramento de um negócio, colocando em prática conhecimentos adquiridos ao longo do curso, como rotinas administrativas necessárias às áreas de gestão de pessoas, produção, marketing e finanças. A CoopeLart produziu e comercializou o sousplat AmorAmeza.

O Projeto Empreendedor foi ministrado pelas professoras da área de Gestão, Janaina Marques e Márcia Cézere e contou com atividades interdisciplinares, junto a docentes de Língua Portuguesa, Informática Aplicada e Custos, Misael Lemes, Dalila Collatto e Roselei Haag. A cada encontro, as(os) estudantes relatavam os acontecimentos do projeto em um diário de bordo. Ao final da disciplina foi realizado um relatório técnico, com descrição das experiências vividas e sugestões para o aprimoramento do projeto.

“Ao longo da disciplina são enfrentados muitos desafios, desde questões técnicas até conflitos interpessoais, possibilitando um laboratório de aprendizagem, tanto para as(os) estudantes, quanto para o corpo de educadoras(es) diretamente envolvidas(os). Consideramos que o principal resultado desta experiência educativa envolve autonomia e desenvolvimento pessoal e profissional. ”, informaram as professoras responsáveis pela disciplina.