Ir direto para menu de acessibilidade.
Copyright © 2025 Instituto Federal Sul-rio-grandense. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Decifra desenvolve alternativas e processos sustentáveis para a produção
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto Decifra desenvolve alternativas e processos sustentáveis para a produção

Projeto de ensino desenvolve utilitários em material biodegradável

  • Publicado: Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 14h26
  • Última atualização em Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 14h29

O projeto de ensino Decifra está desenvolvendo utensílios com materiais biodegradáveis.  Coordenado pela professora Carmen Calcagno, o projeto reúne a busca por alternativas sustentáveis e os processos industriais de organização e produção estudados nos cursos do IFSul.

A equipe do projeto, formada pelas estudantes do 4° ano do curso Técnico em Plásticos, Bruna Rodrigues e Giulia Lutz Sebastiani e pela técnica-administrativa Eliane Motta, vem produzindo utensílios biodegradáveis.  Polvilho azedo e resíduos de papel estão sendo utilizados como alternativa sustentável na produção. “É importante estudarmos quais os benefícios e danos do plástico utilizado no dia e dia e também entender como funcionam os materiais à base de resíduos, porque eles não oferecem tantos riscos.”., afirmou a estudante Giulia.

A professora Carmen explicou que o amido é um polímero de fonte renovável e fácil decomposição, que pesquisa desde 2013. Ao longo deste tempo, estudantes de diferentes cursos do Câmpus Sapucaia do Sul participaram das pesquisas e projetos sobre o polímero. Os estudos desenvolvidos no projeto Decifra foram tema de alguns trabalhos de conclusão de curso (TCC) de estudantes da graduação em Engenharia Mecânica. Estas pesquisas vêm sendo incorporadas às práticas desenvolvidas no projeto.

Nos últimos semestres a equipe do projeto Decifra se dedicou a estudar materiais para confecção de placas de sinalização tátil, visando promover a acessibilidade. Além disso, no início do semestre letivo, as(os) servidoras(es) do Câmpus foram presenteadas(os) com chaveiros biodegradáveis personalizados, feitos pela equipe do projeto. Toda a produção do material foi realizada no laboratório de Desenvolvimento Integrado de Materiais e Produtos (DIMP) e as impressoras 3D foram utilizadas para confecção dos moldes dos objetos. O projeto Decifra irá permanecer no próximo ano letivo, abrindo vagas para novas(os) integrantes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página