Estudantes realizam saída de campo para Fronteira Brasil-Uruguai
Terceiros anos dos técnicos em Eventos e Plásticos participaram da atividade
As turmas 3T e 3L, dos terceiros anos dos cursos técnicos em Plásticos e Eventos, participaram de saída de campo à Fronteira Brasil-Uruguai durante o mês de novembro. Ambas as turmas visitaram os campi binacionais do IFSul de Santana do Livramento e da Universidad del Trabajo del Uruguai (UTU) de Rivera e Artigas, conhecendo mais sobre os cursos binacionais e o sistema educacional do país vizinho.
Em Artigas, a Secretaria Municipal do Turismo disponibilizou guias para que os estudantes pudessem melhor conhecer os contextos socioeconômico e culturais do município fronteiriço. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) também organizou visita guiada e explicações sobre sistema de ingresso na universidade. Os grupos conheceram ainda a produção vitivinícola da região e os areais da metade sul, fenômeno antropico ambiental de importante impacto no estado.
"O trabalho de campo à fronteira binacional oportuniza a vivência da realidade do conceito de "Fronteira viva" binacional e identidade latinoamerica", comenta o professor Guilherme Reichwald Jr, responsável pela promoção da atividade. Com a turma 3L esteve junto o grupo de espanhol eletivo ministrado pela professora Inessa Pereyra Kratz. Os estudantes foram acompanhados também pela professora de física Isadora Lemes.
Redes Sociais