Estudantes de Engenharia Mecânica falam sobre a mobilidade acadêmica em Portugal
Graduandos do IFSul – Câmpus Sapucaia do Sul vão para o quarto mês de estudos no Instituto Politécnico do Porto
Em setembro deste ano, os estudantes de Engenharia Mecânica Deividi Hartmann, Amanda Nugentt e Felipe Roth, iniciaram sua jornada de intercâmbio no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) do Instituto Politécnico do Porto (IPP). Os estudantes do Câmpus Sapucaia do Sul estão participando da mobilidade acadêmica através do convênio de dupla diplomação entre o IFSul e o IPP. Além da conclusão da graduação, as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes terão equivalência à dissertação de mestrado em Portugal. O trio do IFSul se sentiu muito bem recebido no ISEP.
Deividi Hartmann, que está cursando o mestrado em Gestão Industrial, contou que mesmo estando em Portugal, a língua inglesa está fazendo parte de sua rotina, pois há uma grande pluralidade cultural na instituição. “Esse conhecimento cultural ajuda a desbloquear muitos pensamentos e as experiências aqui vivenciadas podem me ajudar a ter ideias muito além das quais eu poderia ter antes desta oportunidade.”, afirmou o futuro Engenheiro.
Amanda, Deividi e Felipe são os primeiros estudantes do Câmpus Sapucaia do Sul a participar da mobilidade acadêmica para Portugal. Através do Programa de Cooperação Franco-Brasileira na Formação de Engenheiros (Capes/Brafitec), estudantes do IFSul também podem participar do intercâmbio de dupla-diplomação para a instituição de ensino francesa, Sigma Clermont. O Brafitec irá completar dez anos em 2023. Ao longo deste período 26 estudantes do IFSul participaram do programa.
Redes Sociais