Projeto LIFE, que desenvolveu soluções para horta comunitária, conquista primeiro lugar no Prêmio Liga STEAM
Projeto recebe como principal prêmio a implementação de laboratório de tecnologia e inovação no Câmpus
O projeto LIFE (Laboratório de inovação, futuro e empreendedorismo: hortas comunitárias), desenvolvido no curso Técnico em Mecânica do IFSul – Câmpus Sapucaia do Sul, conquistou o 1° lugar no Prêmio Liga STEAM. A premiação ocorreu no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro – RJ, na última segunda-feira (21/11). As professoras Marcia Vaclavik e Bianca Ruskowski, que fazem parte da coordenação do projeto, participaram da premiação que reuniu diversos projetos educacionais estruturados através da metodologia STEAM, sigla em inglês para Ciência, Tecnologias Engenharia, Arte e Matemática.
O Projeto Life, vencedor do Prêmio Liga Steam será contemplado com a implementação de um laboratório de tecnologia e inovação no Câmpus Sapucaia do Sul, no valor de 340 mil reais. “Esse reconhecimento é a materialização do nome do nosso projeto, que foi pensado, projetado e executado a muitas mãos. O prêmio irá viabilizar a instalação de um laboratório de inovação e empreendedorismo, conectando ainda mais o Câmpus de Sapucaia do Sul com as demandas educacionais do século XXI e contribuindo com o futuro de muitos estudantes da rede pública de ensino”, afirmou a professora Marcia Vaclavik.
A professora Bianca Ruskowski destacou o potencial desafiador do ensino médio integrado de superar os conteúdos disciplinares e direcionar conhecimentos desenvolvidos na instituição para “...ações que formem nossos jovens a partir da dimensão cidadã, do desenvolvimento de tecnologias sociais e da defesa de uma sociedade plural e inclusiva”. “Vemos que a provocação que o Prêmio nos trouxe foi a de desafiar nós educadores, as e os estudantes, a olharem para a comunidade, identificarem ações importantes que já são realizadas e se colocarem no papel de protagonistas para a resolução de problemas”, concluiu a docente.
A turma 3C do curso Técnico em Mecânica, que participou do Projeto Life, teve como desafio responder à questão norteadora “Como resolver problemas encontrados em hortas comunitárias a partir de soluções de baixo custo? ”. A equipe foi incentivada a pesquisar, desenvolver, prototipar e apresentar soluções sustentáveis, simples e de baixo custo com potencial para serem implementadas em hortas comunitárias. O grupo desenvolveu cinco soluções automáticas (adubação, cisterna, irrigação; telhado retrátil e caixa monitoradora) que foram apresentadas em uma feira com demonstração funcional.
A coordenação do projeto destacou o potencial de implementação das soluções desenvolvidas pelo Projeto LIFE em escala real. Durante o projeto, as visitas em hortas comunitárias de Sapucaia e região possibilitaram uma parceria com a Prefeitura de Sapucaia do Sul. A parceria teve como fruto a criação de uma horta em espaço ocioso do Câmpus Sapucaia do Sul, que atende 15 famílias sapucaienses, beneficiárias do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
A semente do Projeto LIFE surgiu em 2021, quando o mesmo foi submetido pelo egresso do curso de Engenharia Mecânica do IFSul e sócio da empresa Stemos, Felipe Ghesla, a um edital de fomento lançado pela Fapergs e pelo Sebrae. Contemplado pelo edital, o Projeto Life vem sendo executado pelo IFSul, com participação de equipe da Stemos.
Redes Sociais