Nota à comunidade sobre a Horta do IFSul Câmpus Sapucaia
Direção-geral emite comunicado oficial sobre o projeto
O IFSul câmpus Sapucaia do Sul, por meio do NUGAI e da equipe do projeto Horta, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul, por meio das Secretarias de Secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Abastecimento e de Desenvolvimento Social, além da EMATER, está implantando uma horta comunitária, como um projeto de extensão, que visará ofertar a comunidade um espaço para produção de alimentos saudáveis, além de ser um laboratório de testes para aplicação de tecnologias e desenvolvimento de ferramentas de aprendizagem.
O espaço destinado à horta, dentro da área do Câmpus, tem um solo que necessita de preparo, o que inclui além arar a terra e implantar os canteiros, uma adubação, processo que foi realizado na semana passada.
Em decorrência do adubo natural utilizado, causou-se um dano ao público interno e à vizinhança do campus, em decorrência do mau cheiro. Este efeito colateral deveu-se principalmente porque o adubo não estava seco o suficiente, bem como foi um processo natural neste início.
Isto não nos isenta de nossa responsabilidade perante a comunidade que nos acolhe. Tão logo constatado o problema, junto aos parceiros do projeto, iniciamos a busca por soluções. De forma mais imediata, estamos colocando serragem na área e vamos cobrir o solo, visando reduzir o problema.
Pedimos desculpas pelo inconveniente, mas também a compreensão, pois estimular uma ação de produção de alimentos, num espaço que será destinado a famílias de baixa-renda e também aos estudantes, visando ampliar o convívio destes com elementos da natureza é uma ação importante e que merece o apoio de todos.
Na sequência do projeto, fruto do aprendizado, vamos ver as melhores formas de minimizar este tipo de situação no futuro e ficamos sempre a disposição para dialogar com a comunidade, buscando soluções que contribuam no desenvolvimento de nosso município.
--
Redes Sociais