Inovação: projeto LIFE começa a ser desenvolvido com estudantes do Câmpus
Turma da Mecânica foi desafiada a buscar soluções para hortas comunitárias
A inovação nas metodologias de ensino-aprendizagem, a transdisciplinaridade, a busca pela participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento e o incentivo à uma reflexão crítica sobre questões que permeiam o mundo estão entre os desafios da docência. Uma iniciativa que começa a ser desenvolvida com a turma 3C, do curso Técnico em Mecânica do Câmpus Sapucaia, promete ser inspiração neste sentido. O projeto de Ensino é um piloto para a validação do Programa Educacional LIFE - Laboratório de Inovação, Futuro e Empreendedorismo, que foi contemplado em edital da Fapergs com o financiamento de R$150 mil.
O LIFE visa, por meio de metodologias ativas e do ensino maker, desenvolver nos estudantes habilidades ligadas ao empreendedorismo e ao trabalho em equipe. A ideia é que durante o processo de busca pela resolução de problemas da comunidade, os estudantes aprendam na prática conteúdos que muitas vezes ficam no campo teórico - todos os docentes que ministram aulas para a turma estão envolvidos na iniciativa.
O desafio proposto para a turma 3C foi a criação de soluções para melhorar os processos de uma horta comunitária, a partir da perspectiva de que a fome é uma realidade para parte da população. O grupo começou visitando as hortas municipais Recanto Feliz e Fortuna e, até setembro, data prevista para a conclusão do projeto de ensino, será desafiado, dentro do escopo de cada uma das disciplinas, a criar soluções automatizadas, inteligentes e sustentáveis para a horta.
“Queremos prepará-los para que consigam atuar neste mundo em transformação. Fazemos isso desafiando-os a proporem soluções inovadoras a partir do que sabem, e buscarem os conhecimentos necessários para o que não sabem”, relata a professora Bianca Ruskowski, coordenadora do projeto junto com a professora Marcia Vaclavik.
O LIFE começou a ser desenvolvido ainda em 2021, quando o egresso da graduação em Engenharia Mecânica do Câmpus Sapucaia e hoje sócio da empresa StemO, Felipe Ghesla, em parceria com o Câmpus, submeteu o projeto a um edital lançado pela Fapergs e Sebrae. As instituições ofereciam apoio financeiro a projetos de pesquisa e de inovação que visassem contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Estado.
Selecionado entre os vencedores e contemplado com R$ 150 mil para sua execução, o LIFE será executado junto aos estudantes do Câmpus, com a participação da equipe da empresa StemO.
STEAM
O projeto LIFE está alinhado à metodologia STEAM, sigla em inglês que significa Ciência, Tecnologias Engenharia, Arte e Matemática - a ideia é que estas diferentes áreas do conhecimento sejam trabalhadas em conjunto. Trata-se de uma metodologia ativa que propõe que os estudantes busquem soluções para problemas da sociedade com base no que estão estudando. “A ideia é promover o aprendizado do estudante ao torná-lo protagonista do processo, com a execução de projetos e iniciativas práticas na busca de resolução de problemas”, explica a professora Bianca Ruskowski.
Em junho Bianca foi anunciada como uma das 50 pessoas escolhidas no Brasil, entre cerca de 2500 inscritos, no processo seletivo promovido pela Fundação Arcelor Mittal para o prêmio Liga STEAM. Até novembro ela participa do processo de formação para concluir sua capacitação como educadora STEAM.
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