Professor do Câmpus tem trabalhos premiados no Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo da Vida
Pesquisas do professor Rafael Zortea conquistaram prêmios de melhor pôster e melhor trabalho na seção Novos Métodos
Os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo professor do Câmpus Sapucaia Rafael Zortea foram reconhecidos durante o VII Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida. Além de participar da comissão organizadora do evento, o docente foi coautor de quatro artigos inscritos, sendo dois deles premiados.
O trabalho “Avaliação de impacto ambiental pelo método de acv simplificada” recebeu o prêmio de melhor poster, enquanto o artigo intitulado “Use phase positive social impacts in a local community of a sustainable development center” conquistou o título de melhor trabalho na seção novos métodos e modelos para gestão do ciclo da vida.
Este segundo trabalho foi desenvolvido em conjunto com o professor da Alamo Colleges, John Strybos, resultado da parceria estabelecida desde 2017 entre o IFSul e a universidade norteamericana. Além do prêmio no Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo da Vida, o artigo também foi também reconhecido para publicação em edição especial na Revista Latino-Americana em Avaliação do Ciclo de Vida (LALCA).
Na avaliação de Zortea, resultados como esse ajudam a solidificar o trabalho dos servidores e ampliar a visibilidade do IFSul, o que contribui para a efetivação de parcerias com universidades de dentro e de fora do Brasil. "Estas premiações auxiliam na qualificação da nossa Instituição como polo de referência no campo da pesquisa, possibilitando um engajamento maior por parte do nosso corpo docente, além de se tornar mais uma forma de qualificação e de continuidade dos bons resultados que o IFSul já tem apresentado. Trata-se de uma forma de incentivo para continuarmos o trabalho de pesquisa que ainda é recente nos Institutos Federais", aponta.
O Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo da Vida ocorreu entre os últimos dias 28 de setembro e 1º de outubro, de forma online, organizado pela UFRGS com cooperação do IFSul.
Trabalhos premiados:
MELHOR POSTER
Título: Avaliação de impacto ambiental pelo método de acv simplificada: parte 2 - comparação entre dois modelos de calçados
Autores: Marilise Garbin; Genyr Kappler; Gabriella Arnold; Rafael Batista Zortea; André Canal Marques; Daiane Calheiro; Carlos André Carvalho; Feliciane Andrade Brehm; Regina Célia Espinosa Modolo; Carlos Alberto Mendes Moraes.
Trabalho realizado em conjunto com a UNISINOS
MELHOR TRABALHO NA SEÇÃO NOVOS MÉTODOS E MODELOS PARA GESTÃO DO CICLO DE VIDA
Título: Use phase positive social impacts in a local community of a sustainable development center: the case of William R. Sinkin Ecocentro – San Antonio College
Autores: Rafael Batista Zortea; Ana Passuello; Juliana Klas; Janaíne Timm; João Cassel; Constanza Martinez; John Strybos
Redes Sociais