IFSul firma termo de cooperação para oferta de atividades em São Leopoldo
Ações no município iniciam já em 2022, com abertura de vagas em cursos FIC, articulados pelo Câmpus Sapucaia
O IFSul e a prefeitura de São Leopoldo firmaram parceria para fomentar a oferta de atividades de ensino, pesquisa e extensão no município. O protocolo de intenções que cria o Laboratório de Desenvolvimento de Projetos, um espaço de cooperação para planejar e desenvolver estas iniciativas, foi assinado pelo prefeito Ary Vanazzi e pelo reitor Flávio Nunes, acompanhado da direção do Câmpus Sapucaia, nesta segunda-feira (04).
O reitor do IFSul, Flavio Luís Barbosa Nunes, destacou a relevância da celebração deste convênio para o desenvolvimento local. “Investir em educação dá resultado, e resultado de qualidade. Investir nos nossos jovens é dar a eles oportunidades de uma educação emancipatória”, ponderou.
Os resultados desta parceria começam a se materializar já em 2022, com a efetivação de dois convênios articulados pelo Câmpus Sapucaia. O primeiro deles, desenvolvido em conjunto com as Secretarias de Educação e de Cultura de São Leopoldo, contará com aporte de recursos em convênio específico da Setec/MEC e proporcionará a oferta dos cursos de Agente Cultural e de Operador de Microcomputador na modalidade EJA-FIC. O segundo será viabilizado com recursos da Prefeitura e do Câmpus Sapucaia, e resultará na oferta dos cursos de Gestor de Microempresas, Tecnologias de Educação e Programador Web, na modalidade FIC-livres, além do projeto de extensão de oficinas de PodCast.
“A proposta é que estas ofertas ocorram no Centro de Eventos do município, onde será criado um espaço para funcionamento do Laboratório de Projetos e para o desenvolvimento destas e de outras ações, que temos a expectativa, surjam a partir de proposições de servidores e servidoras de nosso Câmpus”, explica o diretor-geral do Câmpus Sapucaia, Fábio Lemes.
Lemes destaca que a assinatura deste protocolo de intenções vai ao encontro da proposta de expansão da rede federal de educação profissional, com vistas a uma futura implantação de um câmpus no município, além de ser um passo estratégico para o Câmpus Sapucaia ampliar sua presença em São Leopoldo. “Justamente por estar diretamente na nossa área de atuação, pela grande demanda de estudantes que recebemos de lá e por todas as relações que podem ser ampliadas com diversas organizações públicas e privadas instaladas no município”, comenta.
Redes Sociais