Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante de Engenharia Mecânica do IFSul realiza campanha para apoio em seu intercâmbio

Cortes de recursos da Capes prejudicam bolsas do programa Brafitec

• Publicado: Segunda, 27 de Setembro de 2021, 15h45
  • Última atualização em Segunda, 27 de Setembro de 2021, 16h03

O estudante do curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Sapucaia do Sul, Henrique Walter, foi selecionado para realizar intercâmbio acadêmico de dois anos na Escola de Engenharia Sigma Clermont, na cidade de Clermont Ferrand , na França, através do programa de Cooperação Franco-Brasileira no âmbito da Formação de Engenheiros (Brafitec). Além dois dois anos de estudo na instituição francesa o programa também oferece a possibilidade de dupla diplomação com a Engenharia Mecânica do IFSul.

Quando foi selecionado para o Brafitec, Henrique considerava que receberia uma bolsa de estudos para o pagamento das despesas universitárias, totalmente financiada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Entretanto, a Capes vem sendo afetada por cortes de recursos e neste ano o estudante Henrique Walter foi surpreendido ao ser informado de que não teria mais direito á sua bolsa de estudos.

Henrique afirma que sua vida já estava toda preparada e pensada para o intercâmbio e  apesar da notícia, não desistirá de encontrar outras alternativas para realizar seu maior sonho. Através de recursos pessoais, Henrique chegou em solo francês em 09 de setembro e está residindo em um alojamento estudantil. O futuro engenheiro vem enfrentando adversidades e está realizando uma arrecadação  para que consiga se manter estudando até que chegue o período de seu primeiro estágio na instituição francesa. A campanha para auxiliar o estudante Henrique Walter a concretizar seu sonho pode ser encontrada aqui: https://bit.ly/3zFUuaN.

Além de Henrique, a estudante Gabriela Wurzel também está participando do programa e felizmente conseguiu ser contemplada com a bolsa Capes. Além de sua importância na formação profissional de cada estudante, a participação no Brafitec vai ao encontro das ações de internacionalização do IFSul. A manutenção do convênio depende de estudantes efetivamente realizando o intercâmbio (o que também inclui a vinda de estudantes franceses para o Brasil, como aconteceu em anos anteriores) e  outras ações de cooperação entre as instituições. Por isso, mesmo com orçamento limitado, o IFSul fará uma contribuição simbólica para compensar em parte a bolsa não provida pela Capes e está apoiando a campanha de arrecadação do estudante Henrique Walter.

Conheça o Brafitec:

Em 2013, a Capes abriu edital para o Brafitec para intercâmbio entre engenharias francesas e brasileiras. O projeto foi aprovado e a partir de 2014 os alunos de ambas as instituições começaram a fazer os intercâmbios. Inicialmente, a previsão de intercâmbio era de no máximo 1 ano. Após os primeiros alunos cursarem o Sigma Clermont, foi discutido a possibilidade de ampliação da parceria (um dos objetivos do Brafitec) para que os alunos pudessem cursar o período de pelo menos dois anos na instituição parceira e receber o diploma correspondente. A proposta foi aceita e o acordo foi assinado em 2016.

Através do Brafitec, 25 estudantes dos do cursos de Engenharia Mecânica (Câmpus Sapucaia do Sul), Engenharia Química e Engenharia Elétrica (Câmpus Pelotas) do IFSul tiveram a oportunidade de realizar intercâmbio na França e a expectativa é de que 12 desses estudantes obtenham a dupla-diplomação (diplomas que serão reconhecidos tanto na França quanto no Brasil) até 2022, sendo que alguns já receberam a dupla-diplomação, como os egressos do Câmpus Sapucaia do Sul Harrison Aguirre e Amanda Bernar.