Câmpus realiza parceria com Segurança Pública de Canoas para desenvolver sistema de alerta sonoro
Projeto está sendo desenvolvido por docente e estudantes do curso Técnico em Informática
Nas últimas semanas foi firmada uma parceria entre o IFSul – Câmpus Sapucaia do Sul e a Secretaria de Segurança Pública de Canoas para o desenvolvimento de um sistema de alerta sonoros, que detecta e localiza disparos de arma de fogo, acidentes de trânsito, explosões e arrombamentos e então notifica automaticamente os órgãos de segurança pública da cidade. A iniciativa surgiu a partir projeto desenvolvido pelo professor Roberto Mauricio Bokowski Sobrinho, junto a estudantes do curso Técnico em Informática do Câmpus Sapucaia do Sul.
O docente conta que a ideia do que veio a se tornar o projeto teve início em 2014, como uma opção de trabalho de conclusão de curso para estudantes do Técnico em Informática. Inicialmente a intenção era elaborar um sistema que detectasse o local de queda de raios durante tempestades, fazendo a triangulação de um evento sonoro. Pesquisando a respeito, Roberto descobriu que esse tipo de tecnologia já havia sido implementada em Canoas, em 2010, no bairro Guajuviras, mas com a finalidade de detectar disparos de arma de fogo.
Ao longo do tempo o projeto foi evoluindo e já conta com a tecnologia para detectar posição de latitude, longitude e altura de eventos sonoros diversos. Atualmente o projeto se encontra na fase de desenvolvimento de um protótipo que poderá ser efetivamente testado pelos órgãos de segurança pública de Canoas.
Redes Sociais