Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > NUGED do Câmpus Sapucaia do Sul publica nota de repúdio sobre manifestação machista

Confira a nota na íntegra

• Publicado: Quarta, 28 de Abril de 2021, 17h20
  • Última atualização em Quarta, 28 de Abril de 2021, 17h20

NOTA DE REPÚDIO

Nós, do Núcleo de Gênero e Diversidade - NUGED do Campus Sapucaia do Sul, viemos a público para demonstrar nosso repúdio e profunda reprovação aos ataques misóginos proferidos por um servidor, durante o processo eleitoral do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Nos solidarizamos com todas as mulheres, e especialmente com a colega que foi direta e publicamente atacada. Consideramos que o comentário publicado no canal oficial do IFSul no Youtube durante a apuração dos votos do primeiro turno e com maior gravidade os comentários em uma rede social após a escolha da nova gestão do Campus Pelotas CAVG, ofendem e desrespeitam todas as mulheres, principalmente as que trabalham e que estudam nesta Instituição.

Os posicionamentos violentos do servidor reforçam uma ideia retrógrada e machista, que relega às mulheres o papel de cuidado com a família e lhes nega o direito à educação, ao crescimento profissional, à atuação científica e à soberania sobre o próprio corpo.

Agrava ainda mais o ocorrido o fato de o servidor em questão ter publicizado estes posicionamentos enquanto membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), do qual foi dispensado após a imensa repercussão e repúdio da comunidade, e ter proferido tamanhas ofensas como forma de se manifestar a respeito do resultado de um processo democrático, que tão caro é à história e à constituição dos Institutos Federais.

Ataques machistas e misóginos não ocorrerão sem que sejam denunciados.
Lugar de mulher é onde ela quiser.

NUGED Sapucaia do Sul
28 de abril de 2021