Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Confira as informações sobre os próximos processos seletivos para ingresso no Câmpus Sapucaia

Unidade terá abertura de novas turmas em 2021

• Publicado: Quarta, 06 de Janeiro de 2021, 10h00
  • Última atualização em Quarta, 10 de Fevereiro de 2021, 09h13

O Câmpus Sapucaia confirmou a abertura de novas turmas para ingresso tanto nos cursos técnicos integrados ao ensino médio quanto na graduação em Engenharia Mecânica. Todos os processos, entretanto, serão realizados em datas posteriores às regulares, tendo em vista que o calendário letivo da instituição sofreu um atraso devido à pandemia do Covid 19 - as atividades letivas ficaram interrompidas entre março e outubro de 2020, período no qual a instituição criou regras para o ensino remoto e viabilizou os meios de inclusão digital para que os estudantes pudessem efetivamente cursar suas disciplinas.

Conforme o calendário aprovado pelo Conselho Superior, o segundo semestre letivo de 2020 inicia-se dia 22 de fevereiro de 2021, o atual ano letivo de 2020 encerra-se em 22 de junho e o próximo ano letivo (2021) inicia dia 26 de julho. Todas as datas ainda estão condicionadas a uma melhora gradativa das condições sanitárias, em especial com políticas de vacinação. No momento, não há previsão de retorno presencial das atividades até que haja segurança efetiva para sociedade brasileira.

Confira as informações já disponíveis sobre os próximos ingressos em cada curso:

PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DIURNOS

Os cursos técnicos integrados ao ensino médio em Eventos, Informática, Mecânica e Plásticos possuem ingresso anual. Como o ano letivo 2020 no Câmpus Sapucaia encerra na metade de 2021, está prevista a realização de um processo seletivo ao longo do primeiro semestre de 2021. Não está definido ainda o formato do processo – entre as opções estão sorteio e análise das notas do ensino fundamental -, mas é certo que não será a tradicional prova que ocorre no instituto. O edital com as informações completas e as datas de abertura das inscrições será divulgado no site www.sapucaia.ifsul.edu.br após março de 2021.

O chefe do Departamento de Ensino do Câmpus, Fábio Lemes, diz que a recomendação a adolescentes que estejam encerrando o ensino fundamental em 2020 e que pretendam ingressar no IFSul em 2021 é a de que façam sua matrícula em outras instituições de ensino, dando continuidade ao seu processo formativo. Ao mesmo tempo, acompanhem as informações no site e quando abrir o processo seletivo, se inscrevam e se selecionados, reiniciem o ano letivo no IFSul. “Embora venha a ocorrer um atraso no período de formação, por ser oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio, o estudante leva uma dupla formação que lhe qualifica para os próximos passos, seja na vida acadêmica ou na inserção profissional”, avalia Lemes.

PROCESSO SELETIVO PARA TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO (EJA)

O curso Técnico em Administração-EJA/EPT possui ingresso semestral. Desta forma, foi realizado processo seletivo no mês de janeiro, por sorteio. As informações sobre o processo seletivo para ingresso no curso Técnico em Administração estão disponíveis AQUI.  As aulas para os selecionados começam dia 22 de fevereiro de 2021, inicialmente de forma remota e, quando as condições sanitárias permitirem, retornaram ao modelo presencial.

PROCESSO SELETIVO PARA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

A graduação em Engenharia Mecânica, por ser um curso com ingresso semestral, teve abertura de nova turma para ingresso em janeiro de 2021. O processo seletivo teve com base nos resultados do ENEM dos anos anteriores - mais informações AQUI.

As aulas para os selecionados também iniciam dia 22 de fevereiro de 2021, quando começa o segundo semestre letivo de 2020 no Câmpus. Serão ministradas de forma remota durante este período de pandemia, e voltam ao formato presencial assim que for possível.