Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do Câmpus tem trabalho premiado na Jornada de Iniciação Científica do IFSul

Formanda em Engenharia Mecânica desenvolve projeto para o Câmpus Sapucaia do Sul

• Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2020, 20h12
  • Última atualização em Terça, 08 de Dezembro de 2020, 20h15

A estudante do curso de Engenharia Mecânica do IFSul – Câmpus Sapucaia do Sul, Amanda Bernar teve seu trabalho “Desenvolvimento de um processo produtivo para a fabricação de placas táteis no IFSul” premiado na 13° edição Jornada de Iniciação científica do IFSul (JIC), na categoria Engenharias. O trabalho premiado foi um resumo do trabalho de conclusão de curso da estudante, que com a orientação da professora Carmen Calcagno, desenvolveu seu projeto pensando especificamente no Câmpus Sapucaia do Sul.

A ideia para o projeto surgiu a partir da constatação de trabalhos anteriores que demonstravam que o Câmpus não atendia a norma ABNT, NBR 9050 que prevê as normas de acessibilidade de edifícios públicos para deficientes com completa autonomia.  Amanda explica que o Câmpus não possui placas táteis para auxiliar na locomoção dos deficientes visuais e afirma que seu projeto “...foi criado para beneficiar o Câmpus, utilizando materiais biodegradáveis, fazendo uso da engenharia enxuta, atendendo os requisitos ambientais da ONU e utilizando todos os conceitos de engenharia mecânica estudados durante o curso.”. Amanda Bernar estará apresentando seu trabalho de conclusão de curso nesta quarta-feira (09/12), às 14 horas. A banca será transmitida pelo link: https://meet.google.com/qdw-cxsv-mda?authuser=0&hs=122.

Sobre sua participação na JIC, Amanda relata, “A importância de eventos como a JIC e como o Inovtec é muito grande. Eu pretendo depois da colação de grau iniciar um doutorado e eventos de pesquisa agregam muita experiência para o desenvolvimento de uma tese. Além disso, esses eventos foram fundamentais para a minha decisão de seguir no ramo da pesquisa, eles nos mostram um mundo de inovação e de desenvolvimento. Acredito que o futuro do país depende da pesquisa, em todas as áreas e eventos como esses ajudam os jovens pesquisadores a entenderem a importância de cada descoberta, por mais simples que ela seja.”.