IFSul firma acordo de cooperação com a instituição técnico-científica Abendi
Parceria faz parte de programa de difusão de técnicas de ensaios não destrutivos e inspeção em instituições de ensino
O IFSul foi o 1° Instituto Federal do sul do Brasil a firmar um acordo de cooperação com a Associação Brasileira de Ensaios não Destrutivos e Inspeção - Abendi, instituição técnico-científica sem fins lucrativos. A parceria faz parte do Programa Difusão de ENDs (Ensaios não destrutivos) em Instituições de Ensino, cujo objetivo é difundir as técnicas de END e Inspeção, através de ações voltadas ao aprimoramento da tecnologia e qualificação de pessoal. Diversas universidades federais do país já participam do programa.
O professor Pedro Hernandez Junior explica que os ENDs são utilizados para identificar a integridade física de componentes mecânicos, sendo uma técnica muito utilizada em refinarias, no polo petroquímico e na indústria mecânica em geral. Salienta que há disciplinas no curso de Engenharia Mecânica e no curso Técnico em Mecânica que abordam o tópico. Segundo Pedro Hernandez os estudos sobre ENDs e inspeção geram economia de investimentos e cuidados maiores com o ser humano, já que muitos acidentes costumam ocorrer pela falta de tal conhecimento.
O docente afirma, “através desta cooperação com a Abendi podemos ampliar ainda mais a difusão deste conhecimento, desenvolvendo tecnologias e por consequência a inovação.”. O acordo trará diversos benefícios ao Câmpus Sapucaia do Sul, como realização de palestras e minicursos, doação de livros para a biblioteca e concessão de bolsas para eventos da Abendi.
Redes Sociais