Aulas no Câmpus Sapucaia reiniciam no próximo dia 13
Calendário será retomado de forma não presencial
O Câmpus Sapucaia do IFSul retoma as aulas do calendário 2020 no próximo dia 13 de outubro, de forma não presencial. O primeiro semestre de 2020 encerrará no dia 02 de fevereiro de 2021, com duas semanas de férias, o segundo semestre começa dia 22 de fevereiro e o ano letivo 2020 deverá ser concluído dia 22 de junho de 2021. Estas datas poderão ser revistas, caso a situação da pandemia se agrave.
Na próxima segunda-feira, dia 05, a direção vai realizar uma live (o link será divulgado em breve) para apresentar a comunidade a forma de retomada das aulas, mas os estudantes já podem ir conferindo como será a oferta das disciplinas em cada curso, AQUI.
A decisão pela retomada começou com o estabelecimento, pelo Conselho Superior do IFSul, das diretrizes das atividades pedagógicas não presenciais (APNP), que equivalem ao ensino remoto. No início de setembro, a comunidade acadêmica do Câmpus Sapucaia foi consultada e a maioria votou pela retomada do calendário letivo 2020 e pela ampliação em até 25% da carga horária semanal.
Em seguida, servidores e representantes estudantis iniciaram a construção do Plano de Atividades, prevendo aspectos como a oferta de disciplinas - documento publicado hoje. Em paralelo foi publicado o edital para viabilizar inclusão digital dos estudantes que necessitavam de computadores e/ou internet. A distribuição dos equipamentos e dos recursos será concretizada na próxima semana, quando também será promovida a entrega de livros didáticos aos estudantes, entre outras ações complementares.
Oferta das disciplinas
Considerando as diretrizes das APNP, que parte da premissa de evitar a sobrecarga aos estudantes, a forma de oferta das disciplinas será diferente do que ocorria antes da pandemia. Serão apenas cinco disciplinas simultâneas, ao invés das 12 a 14 que normalmente ocorrem, e estas serão concentradas, ou seja, novas disciplinas iniciam quando as primeiras ofertadas encerrarem. Cada disciplina será ministrada em um dia fixo da semana, geralmente.
A maior parte das atividades letivas das disciplinas serão assíncronas, sendo apenas duas horas síncronas diárias para cada curso. As turmas que tem aula pela manhã terão este momento síncrono das 9h30min às 11h30min, a tarde será das 15h às 17h e a noite das 19h30min às 21h30min, de segunda-feira a sexta-feira. Mas cada docente apresentará um cronograma específico prevendo em quais dias haverão momentos síncronos na disciplina, assim como os horários de atendimento e as demais estratégias pedagógicas da disciplina.
Para os cursos semestrais - Engenharia Mecânica e Administração (EJA/EPT) - foram planejadas APNP apenas para este semestre, sendo que as disciplinas do próximo semestre (2020/2) e outras eletivas do superior serão apresentadas após a experiência inicial da retomada das aulas.
O curso de Plásticos prevê alguns encontros presenciais no mês em junho de 2021, no final do calendário anual, mas todos os demais cursos estão planejados para concluir a totalidade do ano letivo em forma de APNP. Caso as condições pandêmicas melhorem, isto poderá ser revisto no futuro.
Facultatividade e ajuste de matrículas
Estudantes que não desejarem cursar as APNP neste ano letivo, precisam contatar a coordenação de seu curso, para fazer os devidos encaminhamentos. Os estudantes podem também cursar menos disciplinas do que o proposto, para isto será aberto um período de ajuste de matrículas, entre 06 a 11 de outubro. As orientações completas estão disponíveis AQUI.
Estudantes menores de idade deverão ter anuência de seus responsáveis legais para poder cursar menos disciplinas do que o ofertado.
O que cada estudante precisa fazer agora?
- Deve conferir o calendário de oferta de disciplinas de sua turma, preparar o seu ambiente de estudos em casa e acessar o link do moodle da turma, que será divulgado na próxima semana;
- Se o estudante tiver disciplinas em mais de uma turma, precisa ver o cronograma de oferta de todas as turmas que ele possui aulas e caso encontre algum choque de horário, precisa contatar a coordenação do curso;
- Se estudante de curso técnico, deve verificar AQUI o dia/turno para retirar os livros didáticos no câmpus.
Como tirar dúvidas?
Na live do dia 05 de outubro serão feitos esclarecimentos, as dúvidas devem ser enviadas previamente para os líderes de turmas ou Grêmio Estudantil e Diretório Acadêmico. Também podem ser enviados e-mails para ensino@sapucaia.ifsul.edu.br
Redes Sociais