Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus oferta minicurso Docência em tempos de isolamento social
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Câmpus oferta minicurso Docência em tempos de isolamento social

Vagas são destinadas a docentes do IFSul

  • Publicado: Quarta, 02 de Setembro de 2020, 16h08
  • Última atualização em Quinta, 03 de Setembro de 2020, 14h08

Foi publicado o Edital N° 05/2020 que torna público o processo seletivo para ingresso no Minicurso à distância, “Docência em tempos de isolamento social”. O curso tem como objetivo oportunizar aos docentes do IFSul o debate sobre a docência durante o período de isolamento social ocasionado pela pandemia do Covid-19. Estão sendo ofertadas 40 vagas, sendo 30 para docentes do Câmpus Sapucaia e 10 vagas para demais docentes do IFSul. As inscrições podem ser realizadas até o dia 08/09, através do formulário: https://forms.gle/ZzttNJZYcuXX8CVC9

As atividades do minicurso ocorrerão pela plataforma Moodle e terão a carga horária total de 30 horas (12h atividades síncronas + 18h atividades assíncronas). Serão realizadas leituras orientadas, análise de vídeo, webconferências e fórum, produção individual de atividade pedagógica não presencial e apresentação ao grupo utilizando as tecnologias disponíveis.

Confira o programa do curso:

Tópico I

1- Saúde do professor em tempos de isolamento social  1.1- O grupo compartilhando anseios e boas práticas; 

1.2- Cultivando hábitos saudáveis para saúde física e mental da infância à idade adulta. 

Tópico II

 2- Docência e atividades pedagógicas não presenciais;

2.1- Atividades pedagógicas não presenciais - APNPs: possibilidades e estratégias para o ensino remoto com atividades síncronas e assíncronas; 2.2- Etapas para organização das atividades pedagógicas não presenciais: seleção dos conteúdos; elaboração de objetivos; definição de estratégias,  recursos e instrumentos de avaliação;  2.3- Possibilidades para avaliar o processo de ensino e aprendizagem no ensino remoto.  2.4- Exemplos de atividades pedagógicas não presenciais em diferentes conteúdos e disciplinas. 

Confira o Cronograma das atividades síncronas:

10/09 – Abertura e apresentações  19h (previsão duração 2h) O grupo compartilhando anseios e boas práticas em tempos de isolamento Prof. Dra Patrícia Thoma Eltz e Dra Patrícia Wolffenbüttel 

16/09 – Webconferência – apresentação e debate  19h (previsão duração 2h) Sobre o tema: Cultivando hábitos saudáveis para saúde física e mental da infância à idade adulta Prof. Dr Ramiro Barcos Nunes  

24/09 Aula expositiva dialogada sobre o tema: Atividades pedagógicas não presenciais - APNPs: possibilidades e estratégias para o ensino remoto 19h (previsão duração 2h) Prof. Dra Patrícia Thoma Eltz e Dra Patrícia Wolffenbüttel 

01/10 – Webconferência – apresentação e debate 19h (previsão duração 2h) Sobre o tema: Práticas colaborativas on-line Prof. Dra. Patrícia Bassani 

06/10 Etapas para organização das atividades pedagógicas não presenciais: seleção dos conteúdos; elaboração de objetivos; definição de estratégias,  recursos e instrumentos de avaliação; Possibilidades para avaliar o processo de ensino e aprendizagem no ensino remoto.  19h (previsão duração 2h) Prof. Dra Patrícia Thoma Eltz e Dra Patrícia Wolffenbüttel 

13/10 Exemplos de atividades pedagógicas não presenciais em diferentes conteúdos e disciplinas.  19h (previsão duração 2h) Docentes participantes do curso.

15/10 Exemplos de atividades pedagógicas não presenciais em diferentes conteúdos e disciplinas.  19h (previsão duração 2h) Docentes participantes do curso.

registrado em:
Fim do conteúdo da página