Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Encontros de Geografia criam espaço de diálogo sobre interesses coletivos

Encontros de Geografia criam espaço de diálogo sobre interesses coletivos

Iniciativa promove reflexões sobre o contexto de pandemia em diferentes lugares do mundo

• Publicado: Segunda, 11 de Mai de 2020, 15h59
  • Última atualização em Segunda, 11 de Mai de 2020, 15h59

O professor de Geografia Guilherme Reichwald vem organizando semanalmente encontros virtuais com alunas e alunos dos cursos técnicos integrados cujo objetivo é promover o diálogo entre estudantes através de assuntos de interesse coletivo estabelecidos durante os encontros.  A iniciativa também busca proporcionar o conhecimento e a reflexão sobre os contextos da pandemia em outros países e continentes.

Os encontros contaram com as participações do professor chileno Juan Carlos Ponce e da professora de Espanhol Inessa Carrasco, que apresentou o impacto da pandemia na manifestação cultural uruguaia chamada Murga. Também são debatidas matérias da imprensa internacional como BBC e Deutsche Welle, “Assim estamos, em construção, com internacionalidade pedagógica e postura de escuta e diálogo permanente com os grupos envolvidos.”, afirma o professor Guilherme.

Segundo Guilherme  neste momento é necessário que sejam pensadas posturas educativas, vivências de fortalecimento de laços de confiança e sentido de grupo. O professor completa “A construção de novos conhecimentos é consequência. Cabe ao educador(a) fazer esta escuta sensível, como nos desafia Paulo Freire, e oportunizar a construção de novos saberes ou o aprofundamento destes.”.

Sobre a realização da atividade à distância o professor salienta que não é simples operacionalizar estas ações em um país como o Brasil, pois há muitos desafios com a precariedade de acesso à internet: tempo limitado de acesso, má qualidade de transmissão e limitações dos aparelhos utilizados.