Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Sapucaia conta com espaço para acolhimento de estudantes

Câmpus Sapucaia conta com espaço para acolhimento de estudantes

Assistência Estudantil e Psicologia realizam atendimentos online durante o período de suspensão das aulas

• Publicado: Segunda, 06 de Abril de 2020, 11h55
  • Última atualização em Segunda, 06 de Abril de 2020, 13h22

A necessidade de isolamento físico imposta pela pandemia do Covid 19 pode aumentar a ansiedade e o estresse. Para auxiliar os estudantes a enfrentar com mais serenidade este momento, o Câmpus Sapucaia está disponibilizando um espaço online para escuta e acolhimento durante este período de suspensão das aulas.

“O objetivo é estabelecer um canal de aproximação, onde possamos esclarecer dúvidas, aproximar as pessoas apesar deste distanciamento, nem que seja por meio de uma conversa”, explica a assistente social do Câmpus, Henrykheta Porto. A iniciativa será desenvolvida pela Coordenadoria de Assistência Estudantil, através do Serviço Social, e pelo Setor de Psicologia.

O serviço é aberto a todos os estudantes do Câmpus. Para agendar a conversa online com a assistente social é preciso enviar e-mail para servicosocial@sapucaia.ifsul.edu.br, e para agendar com a psicóloga, a solicitação deve ser enviada para psicologia@sapucaia.ifsul.edu.br. Os setores solicitarão algumas informações do usuário e combinarão a melhor forma e horário para atendimento, que poderá ser realizado por e-mail, videoconferência, através da plataforma https://conferenciaweb.rnp.br/, ou por outra forma de contato online a ser combinado.

A equipe frisa que os atendimentos não se tratam de psicoterapia, mas de um espaço de escuta sensível, acolhimento e encaminhamento de demandas, “um apoio ou suporte dada a situação de isolamento social e incertezas”. Nesse sentido, não serão realizadas atividades como estudo socioeconômico para concessão de benefícios. Caso seja necessário, serão indicados serviços de saúde ou socioassistenciais disponíveis nas redes municipais. Demais dúvidas e solicitações sobre os processos da Coordenadoria de Assistência Estudantil, podem ser enviadas para o e-mail: ae@sapucaia.ifsul.edu.br

A ação desenvolvida no Câmpus Sapucaia integra uma iniciativa conjunta de um grupo de cerca de 40 profissionais do IFSul, das áreas de psicologia, serviço social, pedagogia e enfermagem. A equipe organizou-se para prestar atendimento online individualizado voltado à saúde mental. Para entender melhor esse novo serviço, leia o documento que está disponível no site do IFSul, através deste LINK.

Os atendimentos no Câmpus Sapucaia serão voltados apenas a estudantes, mas a Reitoria está disponibilizando um espaço de escuta a servidores, por meio do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NASS). Este serviço pode ser agendado pelos e-mails leticiakrause@ifsul.edu.br (psicóloga) e nalbamirenda@ifsul.edu.br (enfermeira).