Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aluno do Câmpus apresenta TCC em fórum do Instituto Brasileiro de Petróleo

Aluno do Câmpus apresenta TCC em fórum do Instituto Brasileiro de Petróleo

Formando em Engenharia Mecânica, Matheus apresentou seu artigo na Subcomissão Regional de Inspeção de Equipamentos

• Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2019, 10h34
  • Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 12h29

O estudante de Engenharia Mecânica do IFSul Mateus Martins dos Santos apresentou na última sexta-feira, dia 12, seu trabalho de conclusão de curso no Fórum de Análise de Falhas em Unidades Industriais, evento realizado pela Subcomissão Regional de Inspeção de Equipamentos do Rio Grande do Sul (Grinsp-RS) na escola de Engenharia da UFRGs, em Porto Alegre. A Grinsp-RS é uma subcomissão do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP e atua na disseminação de conhecimento na área de inspeção de equipamentos.

O artigo apresentado por Mateus foi orientado pelo Professor Pedro Hernandez Junior e versa sobre a aplicação de ensaio não destrutivo por ultrassom na avaliação de juntas soldadas no processo de qualificação de inspetores. O aluno afirma que a experiência vivida auxiliará diretamente em sua carreira, pois o artigo apresentado trata de ensaios não destrutivos, que são usados para identificação de descontinuidades em juntas soldadas.

Sobre sua área de atuação, Mateus explica: “A engenharia e inspeção de equipamentos trabalham diretamente na verificação da integridade física de equipamentos de plantas industriais de refinarias e petroquímicas, visando a integridade dos ativos, a segurança das pessoas e o meio ambiente.”.