Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul lança novo curso técnico integrado ao ensino médio

IFSul lança novo curso técnico integrado ao ensino médio

Câmpus Sapucaia passa a ofertar técnico gratuito em Mecânica

• Publicado: Quarta, 17 de Outubro de 2018, 10h44
  • Última atualização em Quinta, 18 de Outubro de 2018, 12h53

Estudantes que já concluíram ou estão concluindo o ensino fundamental em Sapucaia e região passaram a contar com mais uma opção de curso técnico gratuito, integrado ao ensino médio: o Técnico em Mecânica. O Câmpus Sapucaia do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), que já oferta os técnicos em Eventos, Informática e Plásticos, está com 34 vagas abertas no Vestibular de Verão 2019 para o novo curso.

O Técnico em Mecânica terá ênfase industrial: os estudantes serão preparados para lidar com processos para fabricação de bens de consumo, associando isso à nova filosofia da indústria 4.0, que preconiza a criação de sistemas cada vez mais autônomos e integrados. “Muito além de mostrar como são os processos de fabricação, o curso vai preparar os estudantes para lidarem com a integração e a inteligência da indústria 4.0, de forma a aumentar a produção e melhorar a competitividade da indústria brasileira”, ressalta um dos coordenadores da equipe responsável pela construção do curso, Carlos Bork.

A professora e também coordenadora da equipe, Luciana Loponte, comenta que a expectativa é de que o curso conte com uma boa procura, considerando-se a relevância da área de Mecânica para as indústrias e o grande interesse por formação. "Além de apresentar na sua grade curricular um conjunto de conhecimentos de formação da área, introduz também a área de Robótica, Sistemas Sustentáveis e Sistemas Inteligentes e Manufatura Avançada. Será um curso de Mecânica atualizado às novas demandas da indústria”, frisa.

As aulas serão ministradas à tarde, de segunda a sexta, das 13h30min às 18h15min, ao longo de quatro anos. Ao concluir a formação o aluno obterá o certificado de conclusão do ensino médio e de técnico em mecânica. O egresso estará apto a elaborar projetos industriais em todos os níveis e complexidade de processos e produtos, fabricar elementos mecânicos, supervisionar e elaborar roteiros de manutenção para máquinas e equipamentos industriais.

O diretor-geral do Câmpus, Mack Léo Pedroso, explica que a oferta desta formação está alinhada à política dos institutos federais, de promover a verticalização do ensino, considerando-se que o Câmpus Sapucaia possui a graduação em Engenharia Mecânica, assim como com a capacidade da instituição e as demandas dos estudantes. “A gestão analisou as condições físicas existentes (laboratórios, máquinas, equipamentos e salas de aula), a disponibilidade de carga horária dos docentes da área, as demandas do meio produtivo. A escolha também foi motivada pelas expectativas dos estudantes que pretendem ingressar na instituição e enxergavam que aqui se poderia ter um curso de extrema qualidade nesta área”, enumera.

Candidatos que se interessarem pelo Técnico em Mecânica devem fazer a pré-inscrição para o Vestibular de Verão 2019 do IFSul. O processo seletivo é gratuito e a pré-inscrição pode ser feita até o dia 11 de novembro, no site processoseletivo.ifsul.edu.br, com número do CPF e da identidade. O candidato deverá acessar novamente o endereço eletrônico, entre os dias 12 e 23 de novembro, para confirmar a inscrição. A prova será aplicada no dia 16 de dezembro, e os aprovados iniciam as aulas no primeiro semestre letivo de 2019.