Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes promovem exposição Poemas de Lombada
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes promovem exposição Poemas de Lombada

Comunidade acadêmica pode prestigiar a exposição até o dia 11, em frente ao Laboratório de Eventos

  • Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 13h32
  • Última atualização em Terça, 04 de Setembro de 2018, 16h41

Criar poemas a partir dos nomes, títulos e frases encontradas em lombadas de livros. Este foi o desafio proposto pelas professoras de Língua Portuguesa e Literatura I aos alunos da 1L, 1P e 1T, durante o estudo do gênero poema, durante o primeiro semestre deste ano. O resultado pode ser conferido entre esta terça, dia 04, e o dia 11 de setembro, quando ocorre a Exposição Poemas de Lombada, em frente ao Laboratório de Eventos.

Os estudantes basearam-se nas lombadas de livros encontrados na biblioteca do Câmpus ou em suas casas. Dependendo da formas como os livros são ordenados, destacam as professoras Taila Suian Idzi e Vanessa de Oliveira Dagostim Pires, responsáveis pelo projeto expográfico, os dizeres das lombadas podem gerar uma relação de sentido (ou não) e produzir um texto. "A criação de poemas de lombada conversa, ainda, com movimentos artísticos como o dadaísmo, que estimulam o uso do acaso e do nonsense”, explicam.

"Nesta exposição, queremos mostrar como a produção de poemas pode ser algo simples e divertido, gerando textos críticos, bem-humorados, ácidos, e convidá-los a experimentarem produzir um “Poema de lombada” em sua próxima visita à biblioteca, à livraria, ou mesmo, a partir de sua estante de livros, pois a poesia pode estar em qualquer lugar”, apontam, ao citarem o poeta Mario Quintana: “às vezes a gente pensa que está dizendo bobagem e está fazendo poesia”.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página