Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Atividades para refletir, aprender e fazer a diferença

Atividades para refletir, aprender e fazer a diferença

Núcleos do Câmpus ofertam programação especial para estudantes dos cursos técnicos na próxima quarta e quinta-feira

• Publicado: Quinta, 03 de Mai de 2018, 16h29
  • Última atualização em Segunda, 07 de Mai de 2018, 16h11

Uma programação diversificada de oficinas, cinedebates, palestras e práticas esportivas vai provocar intensas reflexões e aprendizados entre os estudantes dos cursos técnicos do Câmpus Sapucaia na próxima quarta e quinta-feira, dias 09 e 10 de maio. Enquanto os docentes participam dos Conselhos de Classe, três dos Núcleos da instituição vão promover atividades relacionadas à questões ambientais e às temáticas da inclusão de pessoas com necessidades específicas, afrobrasileiros e indígenas.

Na quarta-feira a programação ficará a cargo do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), que vai exibir no auditório o filme Pleasantville - A vida em preto e branco, em duas sessões: às 8h e às 14h. Após as exibições haverá  debate sobre a formação do preconceito, tendo a película como mote. Não é preciso realizar inscrições prévias e a participação é obrigatório para os alunos, durante seus horários normais de aula - será passada lista de presença. À noite os alunos da Administração participam dos Conselhos de Classe, e a Engenharia terá aulas normais.

A programação da manhã de quinta-feira foi elaborada pelo Núcleo de Gestão Ambiental Integrada (Nugai), que pretende chamar a atenção da comunidade acadêmica para as pequenas atitudes capazes de fazer um mundo mais sustentável. Os estudantes poderão optar entre assistir a uma palestra sobre educação ambiental e se juntar a uma roda de conversa sobre reciclagem, ou participar de uma das três opções de oficinas: construção de jardim comestível, culinária com PANCs e produção de sabão com óleo de cozinha.  A equipe do Nugai solicita que os estudantes façam uma inscrição prévia nas atividades escolhidas, neste link.

A inclusão será a temática das atividades da tarde e da noite de quinta-feira, organizadas pela equipe do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). Às 13h40min o estudante da turma 1L, David Pires, resumirá em um depoimento de 15 minutos suas experiências, seu modo de ver e conviver com sua deficiência visual. O representante do Napne, Marcelio Diogo, explica que a atividade foi batizada de TED David Pires, em alusão aos TED Talks, série de conferências de curta duração sobre diferentes ideias.

Em seguida haverá palestra sobre Esporte e Deficiência, com a professora da Faders Cláudia Alfam, que após sua fala coordenará uma prática de Goalball na quadra de esportes. À noite, a partir das 19h15, o Napne promoverá ainda, no auditório, a palestra Um olhar sobre o autismo, ministrada por Nelson Kirst, da Associação Pandorga.

Confira a programação completa:

Dia 09, quarta-feira (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - Neabi)

8h e 14h - Cinedebate com o filme Pleasantville - A vida em preto e branco.

SINOPSE: Anos 90. David (Tobey Maguire) é um jovem solitário, que não é feliz com sua vida e foge da realidade assistindo "Pleasantville", um seriado em preto e branco dos anos 50, onde tudo é agradável. Mas tudo muda quando Jennifer (Reese Whisterpoon), sua irmã, briga com ele pelo controle remoto, que um estranho técnico de televisão (Don Knotts), que chegou repentinamente logo após eles terem quebrado o antigo controle. Durante a briga eles apertam o novo controle e são magicamente transportados para dentro da fictícia "Pleasantville" e lá se tornam Bud e Mary-Sue Parker, dois personagens da série.

Dia 10, quinta-feira

Manhã (Núcleo de Gestão Ambiental Integrada - Nugai)

Entre 8h e 12h, os estudantes poderão optar entre participar de uma das Oficinas:

• Construção de um jardim comestível. Local: gazebo. Participantes devem levar pá de jardim ou outro material de jardinagem que possuírem.
  • Culinária com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). Local: sede social. Participantes deverão levar um pote pequeno para levar o patê produzido.
  • Produção de sabão com óleo de cozinha. Local: laboratório de química. Materiais serão todos fornecidos pelo Câmpus.

Ou assistir às duas palestras:

- Caminho do bem: educação ambiental, consumo consciente e ideias sustentáveis

- Roda de conversa sobre reciclagem

Tarde (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas - Napne)

13h40min - auditório: TED David Pires, aluno da 1L: Minha vida em 15 minutos (nosso aluno faz um depoimento de suas experiências a partir do seu modo de ver o mundo)

14h - Espaço para perguntas

14h 15min - AUDITÓRIO: Palestra: Esporte e Deficiência, com Cláudia Alfama (Faders)

15h 15min - Espaço para perguntas

15h 30min - Prática de Goalball (Golbol) na quadra de esportes com nossos alunos sob coordenação da palestrante

17h - Encerramento

19h15 às 22h - Palestra: Um olhar sobre o autismo (Nelson Kirst - Associação Pandorga) - Auditório

Cronograma dos Conselhos de Classe (para docentes):