Câmpus Sapucaia é Polo do projeto OBMEP na Escola
Alunos dos últimos anos do ensino fundamental se prepararam na instituição para Olimpíada Brasileira de Matemática
A cada quinze dias, alunos de 8ª série e 9º ano das escolas públicas da região vão ao Câmpus Sapucaia do IFSul para estudar matemática. Os encontros fazem parte do projeto OBMEP na Escola, que prepara os jovens para a Olimpíada Brasileira de Matemática, com apoio da Capes e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
O primeiro encontro de 2018 foi realizado na tarde da terça-feira, dia 20, e contou com 43 estudantes de duas escolas estaduais e três municipais de Sapucaia. Eles receberam desafios matemáticos da professora Sanca Vasconcellos, que já atuou como docente no Câmpus. Ela explica que as aulas não pretendem servir como um reforço para estudantes com dificuldades na disciplina, mas sim como uma oportunidade de qualificar aqueles que tem aptidão para a matéria. "Ir bem na Olimpíada ou passar numa prova de seleção no final do ano é uma consequência, mas o objetivo do curso é que eles aprendam cada vez mais matemática”, avalia.
No ano passado, o Câmpus Sapucaia do IFSul foi a primeira instituição do município a tornar-se polo do Projeto de Iniciação Científica (PIC) da Obmep, e abriu precedente para que em 2018 outras três escolas também promovam estes encontros. Outra consequência positiva, segundo a professora Sanca, é que muitos alunos que participaram do projeto no ano passado acabaram se inscrevendo no processo seletivo para os cursos técnicos e hoje são alunos da instituição.
Redes Sociais