Ir direto para menu de acessibilidade.
Copyright © 2025 Instituto Federal Sul-rio-grandense. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul abre inscrições para vestibular de verão 2018
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSul abre inscrições para vestibular de verão 2018

Instituição oferta cursos técnicos gratuitos

  • Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2017, 09h41
  • Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2017, 09h43

 O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) abriu as inscrições para o Vestibular de Verão 2018, para ingresso nos cursos técnicos de seus 14 câmpus no Estado. No Câmpus Sapucaia do Sul o candidato pode optar entre um dos três cursos técnicos disponíveis: Eventos, Plásticos e Informática.

 Os cursos tem duração de quatro anos e são ofertados na modalidade integrada. “Significa que o estudante vai agregar à formação do ensino médio conhecimentos específicos de alguma área de atuação, o que possibilitará a ele, ao longo de sua carreira, uma inserção mais qualificada no mundo acadêmico e do trabalho”, explica o chefe do Departamento de Ensino, Fábio Lemes.

 Por ser uma escola pública federal, os cursos do IFSul são totalmente gratuitos – também não é cobrada nenhuma taxa para inscrição no processo seletivo. As inscrições são feitas em duas etapas, ambas pelo site processoseletivo.ifsul.edu.br. Primeiro é realizada a pré-inscrição, até o dia 13 de novembro. Depois disso, os candidatos terão um período para acessar novamente o site e fazer a confirmação, de 14 a 19 de novembro. É fundamental que o candidato leia na íntegra o edital, disponível no mesmo endereço eletrônico.

 O Câmpus Sapucaia oferta neste processo 204 vagas, 44 a mais que na última edição. Metade do total de vagas é reservada para alunos oriundos de escolas públicas e, dentro desta reserva, o candidato precisa optar, no ato da inscrição, por uma entre as oito modalidades de cota, que variam de acordo com critérios de renda, autodeclaração de raça e portadores de deficiência.

 Esta última modalidade de reserva foi aberta no IFSul pela primeira vez neste processo seletivo. O diretor-geral do Câmpus Sapucaia, Mack Léo Pedroso, comenta que as provas são adaptadas para atender às demandas dos candidatos com necessidades específicas, e que o Câmpus vem investindo para dar condições apropriadas a estes estudantes. “Temos um estrutura cada vez mais qualificada, inclusive contamos com Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas e salas de recursos multifuncionais”, explica o diretor.

 A prova será aplicada no dia 10 de dezembro de 2017. Serão ao todo 40 questões objetivas, dez de cada uma das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia.

registrado em:
Fim do conteúdo da página