Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de todo o Estado participam da Mostra de Produção e SaberTec

Estudantes de todo o Estado participam da Mostra de Produção e SaberTec

Cerca de 240 trabalhos serão apresentados entre esta terça e quinta-feira em Sapucaia

• Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 13h04
  • Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2017, 13h32

Esta semana promete ser movimentada no Câmpus Sapucaia: entre terça e quinta-feira (17, 18 e 19 de outubro) a unidade sediará a Mostra de Produção, evento que reúne a comunidade acadêmica dos 14 câmpus da rede e da Reitoria. Em paralelo o Câmpus Sapucaia promove o I SaberTec, mostra de projetos de ensino, pesquisa e extensão de alunos do ensino fundamental, médio e técnico. A abertura oficial será no auditório, às 14h de terça-feira.

A Mostra de Produção é o maior evento do IFSul: congrega a 10ª Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC), a 6ª Mostra de Extensão e Cultura, o 3º Encontro de Cultura e a 1ª Mostra de Projetos de Ensino. São esperados aproximadamente 160 projetos de pesquisa e extensão de alunos dos cursos médio técnico e superior do IFSul. A programação completa está disponível no site mostradeproducao.ifsul.edu.br.

Já no SaberTec serão apresentados aproximadamente 80 trabalhos, sendo 38 são de alunos externos, provindos de escolas de Sapucaia do Sul e região. Aproximadamente 500 estudantes devem apresentar trabalhos durante o evento, que terá a participação também de servidores e da comunidade externa.

Na avaliação da chefe do Departamento de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação do Câmpus Sapucaia, Janaína Jaeguer, a produção de conhecimentos através de projetos culturais, de pesquisa, inovação, ensino e extensão “são peças chave nos processos educativos. Essas práticas são sempre acompanhadas de análises reflexivas e criativas, permitindo que os estudantes ingressem na sociedade de uma forma mais crítica e atuante”, analisa. Ela destaca a relevância destes eventos para a troca de experiências entre o público, além de serem uma oportunidade de os alunos, especialmente do Técnico em Eventos, participarem da organização e assim praticarem os conhecimentos adquiridos em aula.

Programação da Mostra de Produção

Programação do SaberTec

Dia 17

8h às 8h45min: credenciamento

9h às 11h30min: apresentação dos trabalhos de ensino fundamental

11h45min às 12h15min: premiação dos trabalhos de ensino fundamental

Dia 19

8h às 8h45min: credenciamento

9h às 11h30min: apresentação dos trabalhos de ensino médio e técnico

11h45min às 12h15min: premiação dos trabalhos de ensino médio e técnico

Programação da semana para os alunos do Câmpus Sapucaia

Eventos e Plásticos: as atividades dos dias 17, 18 e 19 serão participar da programação do evento (as listas de chamadas devem ser assinadas no Apoio Acadêmico).

Informática: Poderão optar entre as atividades da Mostra e SaberTec e as da Semana Acadêmica do curso, que será realizada em paralelo. A programação pode ser consultada aqui

Administração: 17 e 18, Conselhos de Classe e força tarefa de alimentação. Dia 19, aulas normais.

Engenharia Mecânica: Dia 17, às 20h, palestra no auditório sobre o Enade 2017. Dia 18, às 20h, no auditório, plenária com o Diretório Acadêmico sobre pontes de espaguete, cursos de extensão, semana acadêmica da engenharia, xerox, carteira de estudante e espaço para discussões sobre o curso e instituição. Dia 19, aulas normais.