Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFCode promove maratona de programação nesta sexta e sábado

IFCode promove maratona de programação nesta sexta e sábado

Estudantes e egressos competirão nas modalidades Hackathon e Maratona

• Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2017, 15h32
  • Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2017, 15h32

Será realizada das 7h30min desta sexta-feira (29) até o final da tarde de sábado (30), de forma ininterrupta, a primeira edição do IFCode. Promovido pela Coordenação do Curso Técnico em Informática do Câmpus Sapucaia do IFSul, o evento pretende fortalecer as habilidades de programação e criatividade dos estudantes e egresso inscritos nas duas modalidades de disputa: Maratona e Hackathon.

Ao todo foram registradas 65 inscrições para a disputa da modalidade Hackathon e 39 para a Maratona, entre estudantes e egressos de Tecnologia da Informação de nível técnico e superior. “A ideia era promovermos este ano um evento apenas interno, mas ele expandiu-se e já nesta primeira edição teremos alunos de outros Câmpus do IFSul e IFRS”, comenta o Coordenador do curso Técnico em Informática do Câmpus Sapucaia, Rodrigo Remor Oliveira. Além de Sapucaia o IFSul estará representado pelos câmpus Sapiranga e Charqueadas, enquanto do IFRS virão estudantes de Vacaria e Feliz.

A programação começa às 7h30min de sexta-feira, com o credenciamento – menores de idade devem entregar neste momento a autorização dos pais ou responsáveis para participar das provas. Em seguida ocorrerá no auditório a cerimônia de abertura do IFCode, com participação livre para o público em geral.

Entre 9h e 13h será realizado no Laboratório 1 a prova Maratona, na qual os trios inscritos deverão buscar novas soluções de software para resolver os problemas de programação apresentados pelos organizadores. Vence o grupo que resolver o maior número de problemas.

Às 14h30min de sexta-feira será apresentado às equipes inscritas na modalidade Hackathon o tema da prova. Cada grupo se concentrará em uma sala para desenvolver uma solução ao problema apresentado, combinando suas habilidades de programação, prototipagem, criatividade e colaboração. As soluções encontradas serão apresentadas ao público a partir das 17h de sábado – durante todo o tempo de prova os participantes deverão permanecer nas dependências do evento.

Em seguida ocorre a cerimônia de encerramento do evento, também no auditório, com o anúncio e a premiação dos vencedores das duas modalidades.