Câmpus Sapucaia do Sul é destaque no JIFS 2026 e garante quatro classificações para a Etapa Regional
As disputas finais dos Jogos Intercâmpus foram realizadas em Pelotas e a delegação do câmpus contou com 114 estudantes
O Câmpus Sapucaia do Sul encerrou sua participação nos Jogos Intercâmpus do IFSul (JIFS) 2026 com diversas premiações e quatro estudantes classificados para a Etapa Regional da competição. A Etapa Final foi realizada nos dias 29 e 30 de agosto, em Pelotas, reunindo estudantes dos câmpus classificados nas etapas Sul e Norte da competição.
Ao longo dos Jogos Intercâmpus 2026, realizados entre os dias 21 e 30 de agosto, a delegação do Câmpus Sapucaia do Sul contou com 114 estudantes, sendo 47 do naipe feminino e 67 do masculino. A participação envolveu modalidades como atletismo, atletismo paralímpico, basquete, handebol, punhobol, tênis de mesa e xadrez, nos naipes feminino e masculino.
Na Etapa Final, o câmpus conquistou resultados em diferentes modalidades. No atletismo, Sapucaia do Sul terminou na quinta colocação geral e garantiu cinco pódios individuais.
Atletismo
- 1º lugar no salto em distância masculino: Felipe Tavares da Silva
- 2º lugar no salto triplo masculino: Felipe Tavares da Silva
- 3º lugar no arremesso de peso masculino: Gabriel Ariovaldo da Silva Pimentel
- 3º lugar nos 200 metros rasos feminino: Samilly Monteiro
- 3º lugar no salto triplo feminino: Isabelle Fay Silva
No basquete, as equipes feminina e masculina conquistaram o terceiro lugar. Já no handebol, a equipe feminina ficou com a segunda colocação, enquanto a masculina terminou em terceiro lugar. No punhobol, as equipes feminina e masculina ficaram na quarta colocação.
O tênis de mesa também garantiu resultados expressivos para o câmpus. O estudante Bernardo Muniz da Silva conquistou o primeiro lugar na categoria simples masculino e, ao lado do estudante Luigi Renan Pires Santos, também ficou com o primeiro lugar nas duplas masculinas.
Tênis de mesa
- 1º lugar no simples masculino: Bernardo Muniz da Silva
- 1º lugar nas duplas masculinas: Bernardo Muniz da Silva e Luigi Renan Pires Santos
- 4º lugar no simples masculino: Dalton Renan Pires Santos
- 4º lugar no simples feminino: Larissa Ravanello Facco
- 4º lugar nas duplas femininas: Larissa Ravanello Facco e Alice Zimmer da Silva
No xadrez, a equipe feminina conquistou o segundo lugar, enquanto a equipe masculina ficou com a quinta colocação. Na disputa individual feminina, a estudante Helena Vauchinski Venite conquistou o quarto lugar.
O câmpus também esteve representado no xadrez paralímpico, com destaque para o estudante Bryan de Souza, campeão da modalidade. Os estudantes Ana Clara Machado e Lucas Pacífico Nunes conquistaram a segunda e a terceira colocação, respectivamente. No atletismo paralímpico, participaram os estudantes Lucas Gabriel Corrêa Conceição, Kamily da Silveira da Silva e Rafael dos Santos Costa.
Classificação geral do câmpus
Atletismo, 5º lugar geral
- 1º lugar no salto em distância masculino: Felipe Tavares da Silva
- 2º lugar no salto triplo masculino: Felipe Tavares da Silva
- 3º lugar no arremesso de peso masculino: Gabriel Ariovaldo da Silva Pimentel
- 3º lugar nos 200 metros rasos feminino: Samilly Monteiro
- 3º lugar no salto triplo feminino: Isabelle Fay Silva
Atletismo paralímpico
- Lucas Gabriel Corrêa Conceição
- Kamily da Silveira da Silva
- Rafael dos Santos Costa
Basquete
- 3º lugar feminino
- 3º lugar masculino
Handebol
- 2º lugar feminino
- 3º lugar masculino
Punhobol
- 4º lugar feminino
- 4º lugar masculino
Tênis de mesa
- 1º lugar no simples masculino: Bernardo Muniz da Silva
- 1º lugar nas duplas masculinas: Bernardo Muniz da Silva e Luigi Renan Pires Santos
- 4º lugar no simples masculino: Dalton Renan Pires Santos
- 4º lugar no simples feminino: Larissa Ravanello Facco
- 4º lugar nas duplas femininas: Larissa Ravanello Facco e Alice Zimmer da Silva
Xadrez
- 2º lugar por equipes feminino
- 5º lugar por equipes masculino
- 4º lugar individual feminino: Helena Vauchinski Venite
Xadrez paralímpico
- 1º lugar: Bryan de Souza
- 2º lugar: Ana Clara Machado
- 3º lugar: Lucas Pacífico Nunes
Classificação para a Etapa Regional
Os resultados obtidos na competição garantiram a classificação de quatro estudantes do Câmpus Sapucaia do Sul para a Etapa Regional dos JIFS 2026. Eles representarão o IFSul na próxima fase da competição.
- Bernardo Muniz da Silva, no tênis de mesa
- Felipe Tavares da Silva, no atletismo
- Helena Vauchinski Venite, no xadrez
- Luigi Renan Pires Santos, no tênis de mesa
Participação na organização dos Jogos
Além da participação nas competições, estudantes do Câmpus Sapucaia do Sul também contribuíram diretamente para a realização do evento. Sete estudantes da turma de Organização de Eventos Esportivos atuaram in loco na organização da abertura dos Jogos. 
Participaram dessa atividade os estudantes Alice Zimmer da Silva, Gustavo Silveira Raupp, Isadora Carolina Matos, Kamilly Melo Siuca, Maira Lis Taube Zúñiga, Maria Luiza Nogueira Rodrigues e Mariana Scheffer Silveira, sob orientação do professor Roberto Tierling Klering e com a participação da professora Natalia Silveira Antunes, do Câmpus Pelotas.
A delegação do câmpus contou ainda com a atuação dos professores Claudia Ciceri Cesa, João Gabriel Loures Tury, Luis Eurico Kerber, Roberto Tierling Klering e Tarciana Angelica Lopes Damato.
A participação do Câmpus Sapucaia do Sul nos JIFS 2026 envolveu estudantes não apenas nas disputas esportivas, mas também em atividades de organização e realização do evento, fortalecendo a integração entre os câmpus e proporcionando experiências de competição, formação e convivência por meio do esporte.
Parabéns a todos os estudantes e professores envolvidos, dentro e fora das quadras!