Você está aqui: Página inicial > Instruções de Serviço, Normativas e Procedimentos Operacionais > Últimas notícias > Matrículas dos aprovados no Sisu começam nesta sexta-feira
Instruções de Serviço, Normativas e Procedimentos Operacionais

Matrículas dos aprovados no Sisu começam nesta sexta-feira

Confira uma lista de perguntas e respostas mais frequentes sobre essa etapa

“Fui aprovado, e agora?” É comum o candidato ter algumas dúvidas em relação aos passos seguintes à aprovação em um processo seletivo. Os selecionados para os cursos superiores do IFSul pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por exemplo, têm os próximos dias para acertar os últimos detalhes da documentação exigida para a matrícula e devem observar uma série de orientações sobre prazos e documentos. Isso porque, a partir de sexta-feira (22), começa o período de matrícula nos câmpus, que segue ainda nos dias 25 e 26 de janeiro.

Para auxiliar os novos estudantes do instituto na empreitada, preparamos uma lista de perguntas e respostas mais frequentes sobre o assunto. Confira:

Onde e quando devo realizar a matrícula?

No edital, estão disponíveis as datas, endereços e horários das matrículas em cada câmpus, que acontecem nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. O estudante deverá entregar a documentação apenas na unidade para a qual foi aprovado. Observe com atenção os horários e locais para entrega da documentação no seu câmpus, pois perderá o direito à matrícula aquele que não comparecer ou não se fizer representar nos dias e horários estipulados de acordo com o cronograma disponível no edital.

Qual a documentação necessária?

Existem listas diferentes de documentos exigidos dependendo da sua forma de ingresso (ampla concorrência, L1, L2, L3 e L4). É importante que você fique atento às especificidades dos documentos requeridos, pois quem não apresentar a documentação exigida e não cumprir os requisitos para o preenchimento da vaga na modalidade em que foi aprovado perderá o direito à vaga, mesmo estando presente à matrícula. No edital, você obtém os modelos de formulários, declarações, termos, procuração e outros documentos que devem ser preenchidos conforme a documentação requerida para a sua modalidade de ingresso.

E não esqueça: todos os documentos deverão estar perfeitamente legíveis e isentos de rasuras.

O que são L1, L2, L3 e L4?

Além da ampla concorrência, a outra modalidade de ingresso é pelas vagas reservadas. Dentro das vagas reservadas, previstas pela Lei nº 12.711/2012, há quatro formas de enquadramento, o L1, L2, L3 e L4. Confira abaixo o que significa cada uma delas:

L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas

L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas

L3 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas

L4 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas

E não esqueça: Os candidatos aprovados em alguma reserva de vaga da Lei 12.711/2012 devem dar especial atenção aos documentos que devem ser apresentados na data da matrícula.

Além de mim, quem mais pode realizar a minha matrícula?

Se você tiver mais de 18 anos, além de você, também podem realizar a matrícula seus pais ou terceiros, por meio de procuração com firma reconhecida em cartório.

Se você for menor de idade, é necessário que, no momento da matrícula, esteja acompanhado do pai, da mãe ou do seu representante legal. Caso você não esteja presente, seus pais ou representante legal devem comprovar o vínculo por meio de documento com foto. Terceiros somente poderão representá-lo apresentando procuração com firma reconhecida em cartório.

O modelo da procuração está disponível no edital.

Não passei na primeira chamada. Ainda tenho chance de concorrer a uma vaga?

Sim. Os estudantes não selecionados na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula, podem ter uma nova oportunidade na seleção. Para integrar a lista de espera, o candidato deve acessar o site do Sisu até o dia 29 de janeiro e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera. A participação na lista está restrita à primeira opção de vaga do candidato.

A convocação dos candidatos da lista de espera para a matrícula será feita na página do Processo Seletivo. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as publicações.

Ainda tenho dúvidas sobre a matrícula. Onde posso me informar?

As informações sobre a matrícula estão disponíveis no edital divulgado na página do Processo Seletivo. Lá, você encontra a relação completa de documentos, além das datas, locais e horários para a matrícula.

A leitura atenta do edital é de extrema importância para o estudante, pois o não cumprimento das instruções contidas no documento acarretará a não realização da matrícula e a perda da vaga do candidato no IFSul.