IFSul Sapucaia do Sul amplia acessibilidade com novas placas inclusivas desenvolvidas pelo Projeto DECIFRA
Ação foi realizada pelo Projeto DECIFRA no dia 11 de dezembro
No dia 11 de dezembro, ocorreu no IFSul Câmpus Sapucaia do Sul mais uma ação voltada à promoção da acessibilidade nos espaços institucionais. Estudantes e professores instalaram novas placas acessíveis com pictogramas nos banheiros do câmpus, melhorando a sinalização desses ambientes.
As placas foram desenvolvidas pelo Projeto DECIFRA - Ambiente e Acessibilidade como continuidade às ações já realizadas pelo projeto. O desenvolvimento considerou critérios técnicos de acessibilidade, como simplicidade gráfica, contraste visual adequado, reconhecimento simbólico imediato e padronização, o que garante maior clareza na identificação dos ambientes e mais segurança no deslocamento dos usuários.
Além dos critérios técnicos considerados, o projeto também se compromete com a sustentabilidade. As placas são produzidas a partir de compósitos biodegradáveis à base de amido e papel, resultado de pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Desenvolvimento Integrado de Materiais e Produtos (DIMP). A escolha dos materiais reforça o alinhamento do projeto às diretrizes institucionais de responsabilidade socioambiental.
A implementação das novas placas representa um avanço importante nas ações do Projeto DECIFRA, ao materializar no espaço físico do câmpus os estudos e desenvolvimentos realizados ao longo de 2025. A iniciativa também fortalece o IFSul como uma instituição comprometida com a acessibilidade, a inclusão e a sustentabilidade.
Futuramente, o Projeto DECIFRA prevê a criação de novos modelos de placas acessíveis, com foco na implementação de sistemas de escrita em alto-relevo e, posteriormente, em Braille, além da ampliação do conjunto de pictogramas para outros ambientes do câmpus.
Sobre o Projeto DECIFRA
O Projeto DECIFRA - Ambiente e Acessibilidade é desenvolvido no IFSul Câmpus Sapucaia do Sul desde 2019 e tem como foco a promoção da acessibilidade comunicacional e espacial por meio do desenvolvimento de soluções de sinalização acessíveis nos ambientes institucionais.
A iniciativa busca contribuir para a eliminação de barreiras arquitetônicas, comunicacionais e informacionais, promovendo ambientes mais acessíveis, seguros e funcionais para toda a comunidade acadêmica, especialmente para pessoas com deficiência.
O projeto conta com a participação de servidores docentes, técnica administrativa e estudantes do Ensino Médio Integrado e do Ensino Superior, estando vinculada ao Laboratório de Desenvolvimento Integrado de Materiais e Produtos (DIMP). A equipe é composta pelos professores Cristiano Linck e Carmen Calcagno, pela técnica administrativa Eliane Neves e pelos estudantes Bruno Ryan, Bianca, Vinícius Machado, Caio e Wesley. 