Estudantes do Programa Autonomia e Renda participam de evento do Movimento Petrobras pelo Rio Grande
Evento ocorreu no Clube dos Empregados da Petrobras, em Canoas
* Por Comunicação Autonomia e Renda
Estudantes e coordenadores do Programa Autonomia e Renda Petrobras no Rio Grande do Sul participaram de um evento do Movimento Petrobras pelo Rio Grande nesta terça-feira, 30 de setembro. A atividade ocorreu em Canoas, no Clube dos Empregados da Petrobras, reunindo autoridades, instituições parceiras da empresa e representantes da sociedade.
Para reafirmar o compromisso da Petrobras com o apoio à reconstrução e à adaptação da região após à catástrofe climática ocorrida em maio de 2024, foi realizada a assinatura simbólica de projetos socioambientais, a apresentação de ações em cultura, pesquisa e desenvolvimento promovidas ou apoiadas pela companhia. Com o objetivo de resgatar a memória, a união e a solidariedade que marcaram a resposta às enchentes, houve também homenagens a profissionais que atuaram no socorro às vítimas.
Durante a cerimônia, o Autonomia e Renda Petrobras foi uma das iniciativas citadas, quando foi destacado que municípios gaúchos são contemplados pelo Programa com a oferta qualificação profissional gratuita em parceria com Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (no Rio Grande do Sul, os cursos ocorrem no IFRS - Campus Canoas e no IFSul - Campus Sapucaia do Sul), a Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul) e o SESI-SENAI. Em um vídeo apresentado, foram exibidas imagens de conclusões de curso e de atividades práticas realizadas por turmas do Rio Grande do Sul.
Evento emocionou e motivou os estudantes
A emoção foi uma das marcas da solenidade, avalia a estudante Lucimara Rodrigues Monti, de 40 anos, que está fazendo o curso de Caldeireiro oferecido pelo Autonomia e Renda Petrobras no Campus Sapucaia do Sul. Ela e a colega Rosemar Moreira da Luz representaram a turma, acompanhando o coordenador local do Programa no IFSul, André Capellão de Paula.
“A gente é tão pequeno nesse mundo, mas pode fazer o bem ao próximo, assim como os funcionários da Petrobras contribuíram durante a enchente para ajudar as outras pessoas”, aponta a aluna. Ela e a família não foram diretamente atingidos pelas águas e tentaram ajudar quem precisou mais nesse período. “Foi muito triste ver o sonho de tantas famílias se destruindo por essa catástrofe e também as perdas de seus entes queridos.”
Participaram ainda seis estudantes dos cursos em andamento no Campus Canoas: Camila da Costa e Viviane Botelho, da turma de Auxiliar de Serviços Diversos; Luciane de Souza e Douglas Benites, de Pintor Industrial; e Suzana Fatori e Estefani Avila, de Isolador de Tubulações. Eles acompanharam a coordenadora do Programa no IFRS, Leila Schwarz, e a diretora-geral do Campus, Patrícia Nogueira Hübler.
Douglas avalia que o evento demonstrou a grande mobilização para superar as dificuldades agravadas com a enchente. “Me chamou a atenção o protagonismo da categoria petroleira em desenvolver a responsabilidade social da Petrobras na prática”, conta o aluno. Durante a crise climática do ano passado, ele também teve participação nas ações de apoio às vítimas, atuando como voluntário nos resgates e na distribuição de refeições.
Para os coordenadores do Programa no IFRS e no IFSul, a participação do grupo na atividade foi importante para motivar os estudantes a concluir os cursos ofertados e para consolidar a relação entre o IFs e a Petrobras no Estado.
Para saber mais sobre as carreiras e oportunidades ofertadas pelo Autonomia e Renda Petrobras em cada município, acesse o link “Cursos” no site autonomiaerenda.com.br.