Estão abertas as inscrições para a seleção de docentes de curso FIC
As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de outubro
Servidores efetivos ativos e professores substitutos em atividade no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) podem participar da seleção para bolsistas docentes do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Caldeireiro. São sete vagas, para profissionais com diferentes formações (confira abaixo). As inscrições vão de 30 de setembro a 12 de outubro de 2025.
As aulas serão realizadas no Câmpus Sapucaia do Sul pela manhã, com previsão de ocorrer entre os meses de fevereiro e junho de 2026. O curso é promovido pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras, uma parceria entre a Petrobras e o IFSul.
Os selecionados receberão o valor de R$ 120,00 por hora/relógio (não serão custeados valores para deslocamento, alimentação, entre outros). Cada candidato pode se inscrever em no máximo dois componentes curriculares.
Os detalhes podem ser conferidos no Edital nº 91/2025 da Fundação Ênnio de Jesus Pinheiro Amaral de Apoio ao IFSul (FAIFSul).
As vagas são para os seguintes componentes curriculares (carga horária em horas/relógio):
- Teste de pressão (16 horas) - formação requerida: Graduação em Engenharia Mecânica ou Tecnologia em Fabricação Mecânica ou Tecnologia em Gestão da Produção Industrial ou Física.
- Operação de máquinas de torque para abertura e fechamento de ligações flangeadas (16 horas) - formação requerida: Graduação em Engenharia Mecânica ou Engenharia Mecatrônica ou Engenharia de Produção ou Tecnologia em Fabricação Mecânica ou Tecnologia em Gestão da Produção Industrial.
- Traçagem de Caldeiraria (40 horas) - formação requerida: Graduação em Engenharia Mecânica ou Tecnologia em Fabricação Mecânica.
- Corte e solda de materiais (24 horas) - formação requerida: Graduação em Engenharia Mecânica ou Engenharia Mecatrônica ou Tecnologia em Fabricação Mecânica ou Tecnologia em Gestão da Produção Industrial.
- Tubulações, Válvulas, Acessórios, Raquetes, Juntas de vedação e Parafusos (60 horas) - formação requerida: Graduação em Engenharia Mecânica ou Engenharia de Produção ou Engenharia Mecatrônica ou Engenharia Química ou Tecnologia em Fabricação Mecânica ou Tecnologia em Gestão da Produção Industrial.
- Técnicas de Montagem e Desmontagem Industrial (40 horas) - formação requerida: Graduação em Engenharia Mecânica ou Tecnologia em Fabricação Mecânica ou Tecnologia em Gestão da Produção Industrial.
- Integração e competências profissionais (24 horas) - formação requerida: Graduação em Psicologia ou em Administração.
Todas as informações estão disponíveis no Edital FAIFSul nº 91/2025.
Sobre o Programa Autonomia e Renda Petrobras
O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan SENAI SESI. Seu principal objetivo é qualificar pessoas que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos, com bolsas-auxílio, para aumentar as chances de ingresso no mundo do trabalho. Saiba mais no site autonomiaerenda.com.br.