Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Equipe do Dimp cria porta banner de 3cm

Equipe do Dimp cria porta banner de 3cm

Estagiários e bolsistas do laboratório encontraram uma solução de baixo custo e fácil produção para o problema da exibição de banners

• Publicado: Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 13h04
  • Última atualização em Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 13h15

Como a maior parte das grandes descobertas, esta surgiu a partir de um problema: os estagiários e bolsistas do Laboratório de Desenvolvimento Integrado de Materiais e Produtos (Dimp) precisavam exibir uma série de banners na sala, sem furar as paredes. A solução encontrada tem apenas 3 cm e foi produzida na própria impressora 3D do laboratório: um mini porta banner, feito de plástico.

O estudante do terceiro semestre de Engenharia Mecânica e estagiário do Dimp, Gustavo Cardoso, conta que o desafio foi pensar em um mecanismo capaz de prender os banners sem que estes deslizassem pelo cordão. “Se colocássemos ganchos, o atrito seria pequeno, eles iam pesar e correr pelo fio”, relata. “Pensamos que teria que ser uma estrutura em tripé. Esta força impede que o banner corra, e no próprio encaixe conseguimos prender de um lado o banner e de outro a corda”, explica.

Entusiasmado com a ideia, o diretor-geral do Câmpus, Mack Léo Pedroso, solicitou a produção de mil unidades do porta banner, para que o produto seja empregado em eventos do Instituto e a solução compartilhada com os outros Câmpus. "Achei interessante levarmos adiante algo criado no laboratório, não ficar restrito ao nosso uso”, conta a coordenadora do Dimp, Carmen Calcagno.

Ela diz que um dos intuitos do laboratório é justamente incentivar os alunos a buscarem soluções para problemas por meio do desenvolvimento de novos produtos. “Basta criarmos espaços de criação e busca de soluções, que eles são capazes. Neste caso, por exemplo, apresentamos a eles o problema e, em uma semana, encontraram uma solução”.

Ela frisa que o Dimp é um local destinado ao aprendizado dos alunos: estudantes de Engenharia que queiram trabalhar no espaço, desenvolvendo soluções para problemas identificados em outras atividades de pesquisa, por meio de estágio curricular obrigatório ou desenvolvendo projeto de TCC, podem procurar a professora Carmen.