Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Biblioteca > Serviços > Elaboração de Ficha catalográfica
Início do conteúdo da página

Elaboração de Ficha catalográfica

Escrito por Comunicação Social | Publicado: Quarta, 02 de Outubro de 2019, 08h18 | Última atualização em Quarta, 02 de Outubro de 2019, 08h18

A ficha catalográfica, também conhecida como dados internacionais da catalogação na publicação (CIP), é um elemento obrigatório presente no verso da folha de rosto, elaborado conforme padrões internacionais, que apresenta a descrição bibliográfica de uma obra, bem como seus pontos de acesso, reunindo os elementos fundamentais para permitir a sua rápida identificação e recuperação em um catálogo automatizado.

No Brasil, as fichas catalográficas são obrigatórias em todas a publicações, sejam elas impressas ou digitais, conforme determina a Lei Federal 10.753/03 e as normas da ABNT.

A ficha catalográfica deve ser elaborada por bibliotecário com registro ativo no Conselho Regional de Biblioteconomia. 
Conforme a Resolução CFB nº 184/2017 é obrigatório a indicação do nome e do registro profissional do bibliotecário nas fichas catalográficas sob sua responsabilidade.

O serviço de elaboração de ficha catalográfica é destinado às publicações produzidas no IFSul, mediante solicitação através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Na solicitação é importante envio da minuta do material bibliográfico, e do número de ISBN (caso houver).

O prazo do envio da ficha catalográfica do referido material é de 5 dias úteis.

registrado em:
Fim do conteúdo da página