Você está aqui: Página inicial > Cursos

• Escrito por Comunicação Social
  • Publicado: Segunda, 02 de Maio de 2016, 10h39
  • Última atualização em Quinta, 01 de Setembro de 2016, 10h14

O Câmpus Sapucaia foi o primeiro do Instituto Federal Sul-rio-grandense estabelecido fora da cidade de Pelotas. Suas atividades começaram em 26 de fevereiro de 1996, quando era uma Unidade de Ensino Descentralizada (Uned) da então Escola Técnica Federal de Pelotas. Oferece educação básica, profissional e superior, além de desenvolver pesquisas e projetos de extensão, com o intuito de colaborar com o desenvolvimento industrial, bem como contribuir para a promoção do desenvolvimento social e a formação integral do educando. Conta com completa infraestrutura física e com uma equipe técnica e corpo docente qualificados e preparados para o desenvolvimento de uma educação pública de qualidade.

Atualmente são disponibilizados ingressos para os seguintes cursos:

Cursos Técnicos

Eventos

O curso Técnico em Eventos forma profissionais que atuarão na elaboração e execução de projetos de eventos, com ênfase em eventos culturais. Esse profissional pode assessorar, coordenar e conduzir grupos de trabalho para execução de serviços de apoio técnico e logístico em todas as etapas dos eventos, considerando a sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural.

Turno: manhã ou tarde

Modalidade: integrado

Confira a matriz curricular e mais informações sobre o curso no Catálogo de Cursos.

Informática

O curso Técnico em Informática forma profissionais capazes de desenvolver softwares para as mais modernas tecnologias, de equipamentos pessoais à internet, utilizando ambientes e metodologias de desenvolvimento de sistemas operacionais, banco de dados e linguagens de programação.

Turno: manhã

Plásticos

O profissional técnico em plásticos estará apto a trabalhar em todas as etapas do processo produtivo nas indústrias de transformação do plástico. Poderá inspecionar e implantar programas de qualidade, além de atuar com análise e avaliação das características dos materiais plásticos; acompanhamento do desenvolvimento de projetos de produtos e de moldes; prestação de assistência técnica na aplicação de produtos e serviços; e reciclagem de materiais plásticos.

Turno: tarde

Administração

O profissional técnico em Administração estará apto a operacionalizar atendimentos, serviços e rotinas administrativas, dentro de organizações empresariais, comerciais e do chamado Terceiro Setor, utilizando instrumentos e meios tecnológicos disponíveis para a gestão organizacional. Passará por processo formativo para tornar-se um cidadão com visão crítica, capaz de interagir no contexto social, cultural, político e econômico.

Duração: 6 semestres

Turno: noite

Modalidade: integrado/ Educação de Jovens e Adultos (para maiores de 18 anos)

Confira mais informações sobre o curso no Catálogo de Cursos.

Cursos Superiores

Engenharia Mecânica

O Engenheiro Mecânico atua em estudos e em projetos de sistemas mecânicos e térmicos, de estruturas e elementos de máquinas, podendo também participar na coordenação, fiscalização e execução de instalações mecânicas, termodinâmicas e eletromecânicas. Além disso, pode realizar estudos de viabilidade técnico-econômica, executar e fiscalizar obras e serviços técnicos e efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos.

Duração: 10 semestres

Turno: noite

Modalidade: graduação

Ingresso

Cursos técnicos em Eventos, Informática e Plásticos: ingresso por meio de prova de seleção, realizada ao final de cada ano. Os editais com as datas das inscrições (totalmente gratuitas) e demais informações são publicados no site http://processoseletivo.ifsul.edu.br/.

Curso Técnico em Administração: conta com processo seletivo próprio, composto de questionário de diagnóstico de realidade do candidato, redação de texto de intenção e participação em palestra. São promovidos dois ingressos, um na metade e outro ao final de cada ano. Os editais com as datas das inscrições (totalmente gratuitas) e demais informações são publicados no site www.sapucaia.ifsul.edu.br/portal.

Graduação em Engenharia Mecânica: ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Informações em sisu.mec.gov.br.